Nesta segunda-feira (7/4), José Loreto publicou em suas redes sociais imagens caracterizado como Jesus Cristo, papel que ele interpreta na famosa montagem da “Paixão de Cristo”, em Brejo da Madre de Deus, no interior de Pernambuco.
O espetáculo, realizado no Teatro Nova Jerusalém, é considerado uma das maiores produções teatrais ao ar livre do mundo e atrai milhares de espectadores todos os anos em meio à Páscoa, celebração cristã que comemora a ressurreição de Jesus Cristo
Com entusiasmo, Loreto celebrou sua chegada ao Estado e o início da temporada: “Cheguei, Pernambuco… está chegando a hora!!”, escreveu na legenda do post, demonstrando empolgação. O ator, que possui mais de duas décadas de carreira, ressaltou que personagens intensos são justamente os que mais o movem como intérprete.
Veja as fotos
A escolha de Loreto para o papel de Cristo dividiu opiniões nas redes sociais. A controvérsia surgiu porque, durante o Carnaval 2025, o ator desfilou pela Vila Isabel usando uma fantasia inspirada no Diabo. Internautas mais religiosos resgataram a imagem e questionaram sua escalação para um personagem sagrado poucos meses depois.
Na publicação, teve quem criticou as escolhas do ator: “Deveria seguir como exemplo o ator de The Chosen, que para interpretar Jesus teve toda uma mudança de vida para poder interpretar com dignidade. Jesus não é uma fantasia”, falou um internauta. Outra ainda ponderou: “Infelizmente você escolheu se vestir e personificar o demônio! Escolher ser Jesus agora não faz nenhum sentido! Você é um excelente profissional, gosto muito de você, mas desta vez você não merece esse papel!”.
Apesar das críticas, a produção do espetáculo decidiu manter o ator no elenco. Em nota compartilhada no dia 30 de março, a Sociedade Teatral da Fazenda Nova, organização que promove o evento afirmou que entende o direito de liberdade de artistas em topar papéis que quiserem fazer: “[…] o artista não deve ser confundido com os personagens que vivencia na sua vida profissional. Em razão disso, consideramos que a participação de José Loreto em produções anteriores interpretando os mais variados papéis não causa nenhum entrave para a sua atuação na Paixão de Cristo”.
O ator respondeu com serenidade. Ele disse na época da polêmica que encara a arte como um campo de liberdade e transformação. “O que mais me motiva na atuação é interpretar personagens extremos, mocinhos e vilões, e fazer o público rir, chorar e se questionar”, declarou o ator.