UE proporá tarifas de 25% sobre importações dos EUA, diz jornal

UE proporá tarifas de 25% sobre importações dos EUA, diz jornal


Documento diz que a Comissão Europeia deve aplicar as taxas retaliatórias sobre produtos norte-americanos a partir de 16 de maio

A Comissão Europeia proporá tarifas de 25% sobre importações gerais dos Estados Unidos. Um documento, obtido pelo portal Reuters, indica que a UE (União Europeia) retaliará o presidente norte-americano, Donald Trump (Republicano), em duas fases: a 1ª com taxas gerais a partir de 16 de maio, e outra com início em 1º de dezembro.

Segundo o documento, as tarifas gerais incluem produtos de diferentes setores, como diamantes, fio dental, salsichas, nozes e soja. Em seguida, as taxas da 2ª fase buscam uma resposta as tarifas de 25% sobre carros e peças automotivas da Europa, em vigor desde 3 de abril.

Na lista de produtos a serem taxados pelo UE, não consta o whisky Bourbon, vinho e laticínios dos EUA. O bloco planejava impor 50% de taxas sobre a bebida norte-americana e outros produtos, mas recuou depois que Trump ameaçou tributar bebidas europeias em 200%.

Apesar de planejada, a retaliação europeia ainda passa por ajustes, visto que o bloco europeu busca um consenso na aplicação das tarifas. A UE, que engloba 27 países, ainda deve analisar as propostas quanto às taxas da 2ª fase, visto que cada integrante do bloco possui exigências e pedidos baseados nas necessidades da própria indústria.

Alemanha e França, que possuem um setor automotivo mais forte, desejam uma retaliação mais elevada, enquanto outros países da UE, como Espanha e Irlanda, buscam uma resposta mais moderada para não escalar a guerra comercial.

A Comissão Europeia ainda votará o documento com as tarifas de 25%. Se aprovada, a medida será a 1ª retaliação efetiva da Europa contra as tarifas EUA. O bloco prometeu uma resposta aos tributos de 25% sobre o aço e alumínio para 1º de abril, mas adiou por julgar ser necessário um “diálogo” com o governo norte-americano.





Source link