Proposta quer estabelecer corte gradual de taxas de 100% para 10%; indústria indiana busca proteger setor, especialmente de veículos elétricos
A União Europeia pressiona a Índia pelo fim das tarifas de importação sobre carros, que hoje ultrapassam 100%, como parte de um acordo comercial em negociação há anos. As informações são da Reuters.
O governo do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, sinalizou abertura para revisar a proposta e reduzir gradualmente as taxas para até 10%, mesmo com uma resistência da indústria local, que quer manter tarifas de pelo menos 30% e proteger os veículos elétricos nacionais até 2029.
As conversas ganharam força em fevereiro depois dos Estados Unidos, sob Donald Trump, também pedirem corte de tarifas. A mudança beneficiaria montadoras como Volkswagen, Mercedes, BMW e Tesla, que querem vender veículos elétricos na Índia ainda em 2025. A Índia e a UE pretendem fechar o acordo até o fim de 2025.
António Costa, presidente do Conselho Europeu, afirmou em seu perfil do X (ex-Twitter) a importância de “avançar decisivamente nas negociações com a Índia”.