Presidente dos EUA diz que reunião será realizada no sábado (12.abr) e deve representar um passo importante nas conversas
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), anunciou nesta 2ª feira (7.abr.2025) que negociações diretas foram iniciadas com o Irã sobre o programa nuclear do país persa.
Segundo o republicano, uma reunião “muito grande” será realizada no sábado (12.abr) e deve representar um passo importante nas conversas entre os 2 países.
Trump deu as declarações a jornalistas na Casa Branca ao lado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
Na ocasião, disse que firmar um acordo com o Irã seria melhor do que fazer “o óbvio”, em referência a um eventual ataque militar contra o país persa.
“Então vamos ver se conseguimos evitar isso. Mas está se tornando um território muito perigoso e espero que essas conversas sejam bem-sucedidas. E eu acho que seria do interesse do Irã que elas fossem bem-sucedidas”, afirmou.
Em março de 2025, o republicano enviou uma carta ao líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, visando a iniciar novas negociações sobre o programa nuclear iraniano.
No documento, Trump deu um prazo de 2 meses para que uma nova trativa seja alcançada. Se não, os EUA atacarão o país persa.
Em resposta, Khamenei disse que a proposta norte-americana sobre armas nucleares é uma “farsa” e que busca criar a impressão de que o governo iraniano não deseja negociar. Ele também afirmou que qualquer ataque ao seu país será respondido com força.
Segundo o líder supremo iraniano, o país se recusa a negociar diretamente com o governo de Trump por causa do histórico do mandato anterior.
“Sentamos e negociamos por anos. Então, essa mesma pessoa [Trump] apareceu e jogou o acordo assinado, concluído e finalizado de lado e o rasgou”, disse Khamenei em referência a saída dos EUA do acordo nuclear JCPOA (Plano de Ação Conjunto Global, sigla em inglês) em 2018, durante o 1º mandato de Trump.