Procuradora-geral, indicada pelo republicano, afirmou que “ele provavelmente terminará depois deste mandato”
A procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, afirmou neste domingo (6.abr.2025) que o atual presidente, Donald Trump (republicano), não deve concorrer a um 3º mandato à Casa Branca. A declaração foi dada durante entrevista à emissora Fox News.
“Ele é um homem muito inteligente. Eu gostaria de poder tê-lo por 20 anos como nosso presidente, mas acho que ele provavelmente terminará depois deste mandato”, disse Bondi.
Segundo a jurista, a possibilidade de o republicano ocupar o Salão Oval pela 3ª vez exigiria um “trabalho difícil” para alterar a Constituição. “Teríamos que olhar para a Constituição. […] Essa é realmente a única maneira de fazer isso. Seria um trabalho pesado”, afirmou.
As falas da procuradora se dão depois de Trump, de 78 anos, ter sugerido, no fim de março, que não estaria “brincando” sobre a possibilidade de buscar um 3º mandato. Na ocasião, o republicano afirmou, em entrevista à NBC News, que existem “métodos” para viabilizar a candidatura.
LIMITE DE 2 MANDATOS
A 22ª emenda da Constituição dos Estados Unidos estabelece o limite de mandatos para os eleitos à Presidência da República. O texto limita os políticos a exercerem o cargo de presidente apenas 2 vezes, em mandatos de 4 anos. Além disso, os vice-presidentes que chegarem ao cargo máximo e permanecerem por pelo menos 2 anos não poderão concorrer à posição mais de 1 vez. Para alterá-la, seria necessário que um novo texto fosse aprovado na Câmara dos Representantes e no Senado Federal.