Levantamento, realizado entre os dias 31 de março e 04 de abril de 2025, apresentou um panorama sobre a situação eleitoral, com foco no Rio de Janeiro

Nesta segunda-feira (7), o Instituto Paraná Pesquisas divulgou uma pesquisa que oferece um panorama sobre a situação eleitoral para o Executivo Distrital, Legislativo Federal em 2026, e avaliação da administração distrital, focada no Rio de Janeiro. O levantamento, realizado entre os dias 31 de março e 04 de abril de 2025, entrevistou 1.680 pessoas, 46,5% homens e 53,5% mulheres. O estudo apresenta um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de 2,4%.
Avaliação da administração – Cláudio Castro
Pensando na aprovação da gestão do governador do RJ, Cláudio Castro, 3,8% dos eleitores consideraram sua administração como ótima, enquanto 24,6% a classificaram como boa. Além disso, outros 35,1% avaliaram a atuação de Castro como regular, 12,6% como ruim, e 22,5% como péssima.
A pesquisa, por outro lado, apresentou uma divisão nas opiniões sobre a gestão do governador. De um lado, 48,3% dos entrevistados aprovaram sua administração, enquanto 47,4% demonstraram desaprovação.
Situação Eleitoral – Senador
Considerando o próximo ano eleitoral, a pesquisa buscou entender as intenções de voto dos eleitores do Rio de Janeiro, com base nas preferências atuais para o cargo de Senador. A maioria dos eleitores (83,6%) não sabe ou não opinou sobre em quem votar. Outros 8,2% escolheram “ninguém”, “branco” ou “nulo”.
Romário lidera com 2,8% das intenções de voto, seguido por Flávio Bolsonaro com 2%. Os outros candidatos têm percentuais levemente menores: Cláudio Castro (0,5%), Eduardo Paes (0,5%), Alessandro Molon (0,4%), Anielle Franco (0,1%) e Carlos Portinho (0,1%). Outros nomes citados somam apenas 0,8%.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Situação Eleitoral – Governador
As intenções de voto para Governador mostram certa indecisão entre os eleitores, com 75,4% afirmando não saber ou não opinar sobre sua escolha. Além disso, 7,9% optaram por votar em “ninguém”, “branco” ou “nulo”.
Entre os nomes mencionados, Eduardo Paes está em primeiro lugar com 8% das intenções de voto, seguida por Cláudio Castro com 4,6%. Rodrigo Bacellar aparece com 1%, enquanto Delegado Ramagem com 0,7% e Tarcísio Motta com 0,6%. Por fim, Washington Reis tem 0,5%, Marcelo Freixo conta com 0,4%, e Thiago Pampolha conta com a intenção de voto de 0,2% dos eleitores.