Publicações fazem piada com a dificuldade do ex-presidente e mostram versões de legenda com o que teria sido dito por ele durante ato em SP
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou, em inglês, a prisão de um vendedor de sorvete e de um pipoqueiro por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). A declaração foi feita durante o ato em defesa da anistia aos presos do 8 de Janeiro, realizado na avenida Paulista, em São Paulo, no domingo (6.abr.2025).
“Popcorn and ice cream sellers sentenced for coup attempt in Brazil”, disse Bolsonaro. No entanto, sua falta de fluência no idioma —que tornou algumas palavras quase ininteligíveis— acabou rendendo memes nas redes sociais.
Assista (59s):
No X, usuários criaram versões cômicas da legenda com base no que conseguiram entender da fala do ex-presidente.
Tradução. pic.twitter.com/uGZIT6LWwr
— Marie Simone Sandy (@MarieSimone_) April 6, 2025
A frase, que pode ser traduzida como “vendedores de pipoca e sorvete são condenados por tentativa de golpe no Brasil”, faz referência ao vendedor de picolé Otoniel da Cruz, de 45 anos, e ao vendedor de pipocas gourmet, Carlos Eifler, de 54 anos.
O Supremo tem maioria para condená-los pelos atos extremistas. Os ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino, Dias Toffoli, Edson Fachin e Cármen Lúcia seguiram o voto do relator dos processos, Alexandre de Moraes. Somente André Mendonça –indicado por Bolsonaro à Corte– votou pela absolvição.
Houve ainda quem tentou traduzir a frase, mas achou que a declaração não fazia muito sentido.