A atriz refletiu sobre os desafios de criar uma criança negra em ambientes de privilégio
Durante entrevista à revista Vogue, Taís Araújo revelou um episódio vivido por seu filho João Vicente, de 14 anos, durante as férias em família. A atriz conta que o adolescente foi parado por um segurança ao andar de bicicleta com um amigo em um condomínio alugado pela família. A pergunta feita aos dois garotos foi se eles eram moradores do local.
Veja as fotos
João Vicente, assim como o amigo, é negro. E apesar de ser filho de um dos casais mais conhecidos da televisão brasileira , Taís Araújo e Lázaro Ramos, o acontecido trouxe entre os pais uma conversa com o filho, os cuidados cotidianos que envolvem criar uma criança negra em ambientes de privilégio.
“Minha vida é pedir que o João Vicente não saia desarrumado na rua. Estou evitando um trauma”, contou Taís durante uma entrevista. A atriz explicou que a recomendação não é sobre estética, é uma tentativa de evitar abordagens policiais ou situações constrangedoras, como a vivida nas férias.
Segundo Taís, o filho costuma contestar esse tipo de orientação. Ele fala: “Até parece. Roupa não significa nada, não determina se a pessoa é boa ou não”. A atriz concordou com a coerência do argumento do filho, mas pontuou que, na prática, a realidade ainda é muito diferente.
O episódio relatado por Taís aconteceu durante uma viagem em família. Ela, Lázaro e os filhos, João Vicente e Maria Antônia. Na ocasião, os dois meninos foram envolvidos pela segurança enquanto andavam de bicicleta. “Falei para ele que, se fosse um menino branco, de olho azul, seria diferente”, disse a atriz.