Proprietários trocam seus carros em resposta ao posicionamentos políticos do empresário, que comanda departamento de cortes de Trump
Proprietários de veículos da Tesla estão vendendo ou trocando seus carros em resposta às ações e aos posicionamentos de Elon Musk, CEO da empresa de veículos elétricos. O empresário assumiu o comando do Doge (departamento de eficiência governamental) no início da administração do presidente Donald Trump (Republicano) em janeiro de 2025.
A tendência foi revelada por uma reportagem do jornal norte-americano The New York Times no domingo (6.abr.2025). De acordo com a publicação, a associação de Musk com o governo Trump tem sido um catalisador para essa movimentação, que aqueceu o mercado de carros usados.
Enquanto os críticos de Musk vendem seus Teslas, a demanda pelos veículos usados é alta, atraindo compradores como motoristas de aplicativos e jovens que adquirem seu 1º carro.
Sites especializados em vendas de usados nos Estados Unidos, como o AutoTrader.com, registraram um crescimento no número de listagens de Teslas.
A reação de críticos de Musk também afetou a Tesla em mercados internacionais, especialmente na Europa, onde houve uma queda acentuada nas vendas.