Coreia do Sul deve realizar eleição presidencial em 3 de junho

Coreia do Sul deve realizar eleição presidencial em 3 de junho


O governo interino do primeiro-ministro Han Duck-soo oficializará a data depois de uma reunião na 3ª feira (8.abr)

A Coreia do Sul deve realizar sua eleição presidencial em 3 de junho, segundo informações divulgadas pela agência de notícias estatal Yonhap nesta 2ª feira (7.abr.2025).

O governo interino do primeiro-ministro Han Duck-soo ainda oficializará a data depois de uma reunião de gabinete na 3ª feira (8.abr).

O pleito escolherá o sucessor de Yoon Suk-yeol (Partido do Poder Popular, direita). O ex-líder sul-coreano sofreu um impeachment depois de ter tentado impor lei marcial no país.

O afastamento de Yoon foi aprovado pelo Parlamento sul-coreano em 14 de dezembro e pelo Tribunal Constitucional do país em 4 de abril. Segundo a Constituição, o país deve realizar uma eleição presidencial em até 60 dias.

Lee Jae-myung, líder do partido de oposição Democrático (esquerda) e derrotado por Yoon na eleição de 2022, lidera as pesquisas de intenção de votos.

No entanto, ele responde a processos legais por supostamente canalizar fundos para a Coreia do Norte e por declarações falsas durante campanha eleitoral. Se condenado em qualquer um dos casos, poderá ser impedido de ocupar cargos públicos.


Leia mais sobre a situação política na Coreia do Sul:





Source link