Semana começa com temperaturas mais geladas; no decorrer da semana, a chegada de uma nova frente fria deve manter os termômetros em baixa

Nas últimas semanas, a meteorologia tem sido um tema central nas discussões devido às intensas chuvas que atingiram o sudeste do Brasil. A meteorologia da Jovem Pan destacou que a previsão de chuvas intensas na região se confirmou, especialmente no Rio de Janeiro e no litoral de São Paulo. No entanto, no início desta semana, a intensidade das chuvas diminuiu na maior parte do sudeste. Um sistema de alta pressão atmosférica ainda pode trazer umidade para algumas áreas do estado de São Paulo, mas a expectativa é de chuvas menos intensas. No Rio de Janeiro, que sofreu bastante com as chuvas, não há alertas para os próximos dias.
O foco meteorológico agora se volta para o Rio Grande do Sul, onde o oeste gaúcho está em alerta devido à previsão de chuvas intensas e temperaturas mais baixas. O mapa de chuvas indica que o Espírito Santo e o sul da Bahia também podem enfrentar chuvas fortes, já que uma frente fria que estava no sudeste se desloca para essas regiões. A capital Vitória deve estar atenta à possibilidade de chuvas intensas. Em contraste, o tempo deve permanecer mais firme no Triângulo Mineiro, boa parte de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, oeste da Bahia e Paraná, embora o leste paranaense, como a região de Paranaguá, possa ter chuvas isoladas.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
As temperaturas também apresentam variações significativas. Em São Paulo, a máxima não deve ultrapassar os 24ºC, enquanto Curitiba pode chegar a 21ºC. Vitória e São Luís devem registrar máximas de 27ºC e 26ºC, respectivamente. É importante destacar que vários municípios de São Paulo registraram a quantidade de chuva esperada para o mês inteiro em apenas um ou dois dias, o que é incomum para o outono, uma estação geralmente mais seca. Essas condições climáticas atípicas têm gerado preocupações e exigem atenção contínua da população e das autoridades.
*Com informações de Paula Nobre
*Reportagem produzida com auxílio de IA