China deixou acordo de venda do TikTok após tarifas, diz Trump

China deixou acordo de venda do TikTok após tarifas, diz Trump


Na semana passada o republicano impôs uma tarifa de 34% sobre itens importados do país

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), afirmou no domingo (6.abr.2025) que a China desistiu do acordo de venda da plataforma TikTok por causa das tarifas aplicadas pelo governo norte-americano na semana passada.

“Tínhamos um acordo, mais ou menos para o TikTok, não um acordo, mas bastante próximo, e depois a China mudou o acordo devido às tarifas. Se eu lhes desse um pequeno desconto nas tarifas, aprovariam esse acordo em 15 minutos, o que mostra o poder das tarifas”, declarou Trump aos jornalistas a bordo do Air Force One.

A plataforma é atualmente propriedade da empresa chinesa ByteDance, que afirmou que estava em discussão com a administração Trump, mas que “um acordo não foi executado”. “Há questões importantes a serem resolvidas. Qualquer acordo estará sujeito à aprovação sob a lei chinesa”, disse um porta-voz, segundo a BBC.

Na última 6ª feira (4.abr), Trump concedeu ao TikTok uma 2ª extensão de 75 dias para cumprir uma lei que exige que o aplicativo de vídeo extremamente popular venda sua operação nos EUA ou enfrente uma proibição no país. O prazo para a empresa vender seus ativos a um proprietário não chinês nos EUA venceria no último sábado (5.abr).

“Minha administração tem trabalhado muito duro em um acordo para SALVAR O TIKTOK, e fizemos um progresso tremendo. O Acordo requer mais trabalho para garantir que todas as aprovações necessárias sejam assinadas, e é por isso que estou assinando uma ordem executiva para manter o TikTok funcionando por mais 75 dias”, disse Trump em publicação na plataforma Truth Social.

“Esperamos continuar trabalhando de boa fé com a China, que eu entendo que não está muito feliz com nossas tarifas recíprocas (necessárias para um Comércio Justo e Equilibrado entre a China e os EUA!). Isso prova que as Tarifas são a ferramenta econômica mais poderosa e muito importante para nossa Segurança Nacional! Não queremos que o TikTok “desapareça”. Estamos ansiosos para trabalhar com o TikTok e a China para fechar o acordo”, completou Trump.

Trump impôs uma tarifa de 34% sobre itens importados da China, em uma ação que ficou conhecida como um “tarifaço”, devido ao seu impacto em diversas nações. Em resposta, o governo chinês aplicou uma taxa equivalente de 34% sobre produtos provenientes dos Estados Unidos. Nesta 2ª feira (7.abr.2025), o presidente dos Estados Unidos criticou a China, classificando-a como o “maior abusador de todos”. O líder republicano afirmou ainda que os Estados Unidos vêm sendo alvo desse tipo de prática há muitos anos.

“Os preços do petróleo estão baixos, as taxas de juros estão baixas (o lento Fed deveria cortar as taxas!), os preços dos alimentos estão baixos, não há inflação, e os EUA, há muito abusados, estão trazendo bilhões de dólares por semana dos países abusadores em tarifas que já estão em vigor. Isso apesar do fato de que o maior abusador de todos, a China, cujos mercados estão quebrando, acabou de aumentar suas tarifas em 34%, além de suas tarifas ridiculamente altas de longo prazo (mais!), não reconhecendo meu aviso para os países abusadores não retaliarem. Eles ganharam o suficiente, por décadas, tirando vantagem dos bons e velhos EUA! Nossos ‘líderes’ anteriores são os culpados por permitir que isso, e muito mais, acontecesse ao nosso país”, escreveu Trump.





Source link