Deputada federal participou de manifestação com Jair Bolsonaro a favor da anistia para os presos do 8 de Janeiro
A deputada federal, Carol de Toni (PL-SC), disse neste domingo (6.abr.2025) que “jamais existiu qualquer tentativa de golpe” em referência às denúncias contra tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023. Ela deu a declaração durante discurso no ato a favor da anistia para os presos do 8 de Janeiro, na av. Paulista, em São Paulo, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros políticos.
“O Brasil e o mundo sabem a realidade, dia 8 de janeiro foi manifestação. O que temos visto não é só injustiça, mas uma verdadeira iniquidade por parte da mais alta Corte do país”, declarou a deputada federal.
Carol também falou sobre a condenação de Cleriston Pereira da Cunha, preso por envolvimento no 8 de Janeiro que morreu na Penitenciária da Papuda, em Brasília, em 20 de novembro de 2023. “Não podemos admitir que pessoas que não tinham nenhuma passagem pela polícia, que são verdadeiros inocentes, estejam sendo condenados a 14 e 17 anos de prisão injusta. A Jane, esposa do ‘Clesão’, está aqui para provar: o marido dela foi pior, ele teve uma sentença de morte por parte dessas injustiças do Supremo Tribunal Federal. Enquanto que assaltantes, assassinos e corruptos estão soltos ou tendo benefícios por parte da Justiça”, disse a deputada.
Cleriston teve um mal súbito durante o banho de sol. Equipes dos bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) realizaram atendimento, mas o detento não resistiu.
Ele foi preso no Senado durante os atos de 8 de Janeiro e, segundo sua defesa, entrou no Congresso para se proteger das bombas de gás. A defesa de Cleriston havia pedido sua soltura em 7 de novembro de 2023, alegando que ele tinha parecer favorável da PGR (Procuradoria Geral da República), mas o pedido não foi julgado.
ATO DE BOLSONARO EM SÃO PAULO
A manifestação deste domingo (6.abr.2025) é a 5ª que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participa e convoca desde que deixou a Presidência da República. A última foi realizada em 16 de março de 2025, em Copacabana no Rio.
Relembre abaixo os atos de Bolsonaro desde 2023:
- 16.mar.2025 – reuniu 26.000 em Copacabana, no Rio;
- 7.set.2024 – reuniu 58.000 na av. Paulista, em SP;
- 25.fev.2024 – reuniu de 300 mil a 350 mil na av. Paulista, em SP:
- 21.abr.2024 – reuniu de 40.000 a 45.000 em Copacabana, no Rio.
O ato, no entanto, é o 1º do ex-presidente depois de virar réu com outros 7 aliados no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado –entenda o que acontece agora.