Algumas cidades, como São Paulo, já começaram a aplicar as vacinas antes do lançamento oficial; governo disponibilizará inicialmente 35 milhões de doses, com a expectativa de vacinar 90% dos grupos prioritários

A partir desta segunda-feira, 7, inicia-se oficialmente a campanha nacional de vacinação contra a gripe em todo o Brasil, com exceção da Região Norte, onde a imunização será realizada no segundo semestre. Algumas cidades, como São Paulo, já começaram a aplicar as vacinas antes do lançamento oficial. O governo disponibilizará inicialmente 35 milhões de doses, com a expectativa de vacinar 90% dos grupos prioritários. Esses grupos incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos a partir de 60 anos, além de trabalhadores da saúde e professores.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Outros grupos que também fazem parte da meta de vacinação são os povos indígenas, pessoas em situação de rua, profissionais de segurança e salvamento, membros das Forças Armadas, além de indivíduos com doenças crônicas e deficiência permanente. Caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário, portuários e funcionários do sistema prisional também estão incluídos. Para aqueles que não pertencem aos grupos prioritários e desejam se vacinar, a recomendação é procurar a rede privada ou aguardar a disponibilização de doses remanescentes após a imunização dos grupos prioritários. O Ministério da Saúde adquiriu um total de 73,6 milhões de doses, sendo 67,6 milhões destinadas às regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, enquanto 5,9 milhões serão alocadas para a Região Norte. O investimento total na campanha é de R$ 1,3 bilhões, com um público-alvo estimado em 81,6 milhões de pessoas.
Publicado por Sarah Paula
*Reportagem produzida com auxílio de IA