Estação Santa Cruz do Metrô de SP ganha sala para autistas

Estação Santa Cruz do Metrô de SP ganha sala para autistas


Espaço foi criado para acolher passageiros com crises sensoriais durante suas viagens

O Governo de São Paulo inaugurou na 4ª feira (2.abr.2025), Dia Mundial da Conscientização do Autismo, uma sala sensorial na estação Santa Cruz, da Linha 5-Lilás do Metrô de SP. O espaço é voltado para pessoas autistas e neurodivergentes e foi criado para acolher passageiros que enfrentam crises sensoriais durante suas viagens.

Projetado pela arquiteta Ana Paula Chacur, o novo espaço conta com isolamento acústico, controle de iluminação e poltronas individuais com revestimentos laterais, garantindo um ambiente seguro e confortável para a regulação sensorial.

“Nosso compromisso é tornar São Paulo cada vez mais acessível e inclusiva. A inauguração dessa sala sensorial representa um grande avanço para que pessoas autistas e neurodivergentes tenham um transporte público mais acolhedor”, afirmou o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

A iniciativa, feita em parceria com a ViaMobilidade, amplia as políticas de acessibilidade no transporte público e integra um conjunto de ações voltadas à inclusão. Além da sala sensorial, a estação Santa Cruz agora também conta com um Centro de Informação à Pessoa com Deficiência, que oferecerá atendimento presencial e on-line, esclarecimento de dúvidas e pequenos reparos em cadeiras de rodas e bengalas.

A Linha 5-Lilás atende cerca de 3.000 pessoas com deficiência por mês e já dispõe de diversas soluções de acessibilidade, como pisos e rotas táteis, elevadores, rampas de fibra de vidro, mapas em braile, assentos preferenciais e banheiros adaptados. Além da nova sala sensorial na estação Santa Cruz, espaços semelhantes já estão em funcionamento nas estações Pinheiros, Tatuapé e Barra Funda.

“A inauguração reforça nosso compromisso com a inclusão e o impacto social positivo. Queremos proporcionar experiências cada vez melhores para os milhares de passageiros que utilizam nossas linhas de metrôs e trens”, afirmou Antonio Marcio, diretor da ViaMobilidade – Linhas 5 e 17.


Com informações da Agência SP.





Source link