2 aviões da Latam colidem com aves durante pouso em Guarulhos

2 aviões da Latam colidem com aves durante pouso em Guarulhos


Incidentes aconteceram com menos de 50 minutos de diferença; aeroporto ressalta “compromisso com a segurança operacional”

Dois aviões da Latam colidiram com pássaros durante aterrissagens neste sábado (5.abr.2025) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

A diferença de tempo entre os dois incidentes foi de menos de 50 minutos. Em nota, a companhia aérea afirmou que “as aeronaves pousaram em total segurança”. 

Segundo a Latam, foram registrados 513 incidentes como esse no país envolvendo aviões da empresa. Como consequência, voos podem atrasar ou até serem cancelados.

Eis o comunicado da Latam na íntegra:

Em menos de 50 minutos, dois voos da LATAM Brasil deste sábado (05/04) sofreram colisão com pássaros (bird strike) ao pousar no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. As aeronaves pousaram em total segurança, porém episódios como estes geram grandes impactos em toda a operação.

A alta incidência de bird strikes nos aeroportos brasileiros pode afetar a segurança operacional e acaba prejudicando muitos passageiros com voos cancelados ou atrasados, além de provocar custos adicionais com reparos e manutenção de aeronaves, motores fora de operação e eventual escala de tripulantes reserva.

Em 2024, a LATAM Brasil registrou bird strike (colisão com pássaros) em 513 de seus voos no Brasil. O setor tem alertado para a necessidade de uma gestão eficiente da fauna por parte dos municípios e administradores aeroportuários nas proximidades dos aeroportos brasileiros.

Segundo a GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto de Guarulhos, “o número de ocorrências desta natureza vem diminuindo significativamente nos últimos anos”, por causa da implementação de medidas de gerenciamento de fauna, e em conformidade com as normas ambientais. De acordo com a assessoria, é o aeroporto com menos registros de colisão de aviões e aves.

Eis o comunicado da GRU Airport na íntegra:

“GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, esclarece que, na manhã deste sábado (5), registrou três suspeitas de bird strike no pouso de aeronaves. Uma delas com relato de ocorrência na origem, fora do sítio aeroportuário, portanto.

Aeronaves e pistas já foram vistoriadas e todas as medidas de monitoramento e afugentamento foram tomadas. Importante ressaltar que este aeroporto apresenta o mais baixo índice de colisão com aves (“birdstrike”) entre os principais aeródromos brasileiros. Além disso, o número de ocorrências desta natureza vem diminuindo significativamente nos últimos anos, sendo 60% de redução apenas na comparação entre 2023 e 2024. Reflexo de permanente aprimoramento das medidas de gerenciamento de fauna, sob supervisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e em conformidade com as normas ambientais.

O Plano de Gerenciamento de Risco da Fauna inclui ações como manejo de ovos, ninhos e animais; controle de vegetação; remoção de poleiros e abrigos; além de técnicas de afugentamento.

 A GRU Airport ressalta seu compromisso com a segurança operacional, adotando medidas eficazes para mitigar riscos relacionados à fauna.”

Em fevereiro, o mesmo ocorreu com um avião que fazia a rota LA3367. O voo foi cancelado e os tripulantes retornaram para o aeroporto de partida (Galeão, Rio de Janeiro). Não houve feridos.

Em publicação no Linkedin, o CEO da Latam no Brasil, Jerome Cadier, relatou o caso e criticou a alta judicialização no setor, questionando “quem paga a conta?”.





Source link