Após a cantora Gretchen dizer que processou o perfil BCharts por usar Inteligência Artificial para produzir vídeos de teor sexual e político com sua imagem, a assessoria jurídica voltou atrás e retirou o fórum de internet do processo judicial. O caso foi revelado nesta quinta-feira (3/4) pela cantora em seu perfil no X e Gretchen anunciou nesta sexta-feira (4/4) que apenas outro perfil, Pandlr, está sendo processado.
A reportagem do portal LeoDias buscou pelo processo judicial envolvendo os perfis, mas não encontrou a decisão. Procurada pelo portal LeoDias, a BCharts emitiu nota à imprensa na noite desta quinta-feira (3/4), afirmando que não foi avisada. “Estamos conversando com todas as partes envolvidas para esclarecer qualquer mal-entendido”, escreveu.
Veja as fotos
Na nota do jurídico de Gretchen, é afirmado que o perfil realmente contactou os profissionais “por não compreender a citação de seu perfil pela artista”. Em seguida, a o escritório Giannini Advocacia revela o motivo da cantora ter citado o perfil: “Entretanto, a mesma se deu apenas para que tal site ficasse atento, também, aos conteúdos denegridores e desqualificados que estão sendo eventualmente postados em seu respectivo sítio eletrônico e que afrontam a imagem da artista, isso para que o próprio site ao detectar tais conteúdos indevidos os remova sem a necessidade de ajuizamento de demandas judiciais”.
Além disso, a assessoria afirmou que o caso envolve o X e YouTube, já que tiveram dificuldades para ter acesso a informações mais completas no site Pandlr e no BCharts. “Ações judiciais foram movidas apenas em face do YouTube e X para que tais conteúdos espúrios fossem removidos, então, da rede mundial de computadores”.
De acordo com o escritório de advocacia, mesmo após a remoção dos conteúdos, as “ofensas à imagem da artista continuaram” e o caso foi visto, principalmente, no Pandlr.
Por fim, afirmaram que estão procurando remover os conteúdos, bem como responsabilizar os culpados.
Ao portal LeoDias, o Pandlr afirmou que “não há nenhum processo judicial em curso envolvendo a artista Gretchen e o fórum”. O perfil no Instagram ainda ressaltou que o conteúdo publicado no fórum é de responsabilidade dos usuários que participam da plataforma e que sempre foram procurados pela cantora com solicitações de remoção de postagens. Segundo o fórum, a artista bloqueou o perfil e não procurou mais.
Sobre o que foi informado pela assessoria jurídica de Gretchen, de dificuldade de remoção de conteúdos, o perfil se pronunciou: “Muitos dos conteúdos compartilhados no fórum — como vídeos, imagens e gifs — são hospedados em plataformas externas, a exemplo de Twitter, YouTube e Imgur. Por esse motivo, não temos controle direto sobre a exclusão definitiva desses materiais”.
Na legenda, Gretchen escreveu que estaria ratificando as informações que prestou sobre o assunto: “Quem fez os vídeos de cunho sexual e político foi o @forumpandl. E são eles q estão no processo. O @bchartsnet está fora dessa sujeira toda. Essa é a nota oficial da minha assessoria jurídica. Lembrando que estamos atentos”.