Secretário de Minas e Energia sai para presidir a Paranapanema

Secretário de Minas e Energia sai para presidir a Paranapanema


Vitor Saback deixa o governo para liderar produtora de cobre refinado; empresa tem dívida de R$ 450 milhões

O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME (Ministério de Minas e Energia), Vitor Saback, deixou o governo para assumir a presidência da Paranapanema, maior produtora brasileira não integrada de cobre refinado.

A nomeação foi aprovada pelo conselho de administração da companhia, conforme comunicado ao mercado publicado na noite de 4ª feira (2.abr.2025). Eis a íntegra (PDF – 282 kB).

TRAJETÓRIA

Servidor do Ministério Público Federal desde 2010, Saback ocupou cargos de destaque no governo. Foi diretor da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) e assessor especial do Ministério da Economia na gestão de Paulo Guedes.

Também ocupava uma cadeira no conselho de administração da Petrobras, mas não será reconduzido na próxima eleição. A União indicou o executivo Fernando Coura, representante do setor mineral de Minas Gerais, para disputar a vaga na assembleia de acionistas da estatal marcada para 16 de abril.

DESAFIOS

A Paranapanema enfrenta dificuldades financeiras e está em recuperação judicial desde 2022, quando listava uma dívida de R$ 450 milhões. A presidência da empresa estava vaga desde janeiro, após a saída de João Pinheiro Nogueira Batista, que permaneceu 3 meses no cargo.

O posto vinha sendo ocupado interinamente por Marcelo Vaz Bonini, que segue como diretor financeiro e de relações com investidores, conduzindo negociações com credores.

A Paranapanema é listada na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) e tem 10% de suas ações sob controle da Caixa Econômica Federal. Outros 5% pertencem à Mineração Buritirama, enquanto o restante está distribuído entre fundos e investidores individuais.


Leia mais:





Source link