Procuradores da Lava Jato se inscrevem para vaga no TRF-2

Procuradores da Lava Jato se inscrevem para vaga no TRF-2


Escolha final para cadeira no tribunal carioca caberá ao presidente Lula, que pode impedir nomeação de ex-integrantes da operação

Procuradores que atuaram na operação Lava Jato no Rio de Janeiro e em São Paulo se inscreveram para disputar uma vaga de juiz do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região), 2ª Instância da Justiça Federal no Rio de Janeiro.

Entre os 11 candidatos, 4 atuaram na operação. No Rio de Janeiro, se inscreveram:

  • o ex-coordenador da força-tarefa, Eduardo El Hage
  • os procuradores Felipe Bogado e Stanley Valeriano.

Em São Paulo, concorre Paulo Sérgio Ferreira Filho.

Também disputam a vaga os procuradores regionais Marylucy Barra, Maurício Rodrigues e Neide Cardoso, além dos procuradores da República Aldo de Campos Costa, Eduardo Benones, Júlio César Costa e Luciana Fernandes Gadelha.

ENTENDA

Inicialmente, os inscritos serão votados por integrantes do MPF (Ministério Público Federal) em 8 de abril. No entanto, a escolha final caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que poderá impedir que 1 dos 4 procuradores ligados à Lava Jato ocupe a cadeira no Tribunal.

As inscrições foram realizadas de 24 a 28 de março, conforme o Edital PGR/MPF 11 de 2025. Na 3ª feira (8.abr.2025), os procuradores do MPF votarão para formar uma lista com 6 nomes, que será enviada ao TRF-2. O tribunal, por sua vez, reduzirá a seleção a uma lista tríplice — com só 3 candidatos.

O presidente da República tem a prerrogativa de escolher 1 dos indicados ou solicitar nova votação —o que pode acontecer caso a lista tríplice tenha apenas integrantes ligados à Lava Jato.





Source link