Anúncio de trabalho no shopping Pátio Paulista, em São Paulo, buscava profissional para tirar pessoas em situação de rua do “foco do cliente”
O padre Júlio Lancellotti, que faz trabalhos de assistência à população de rua, criticou na 4ª feira (2.abr.2025) um anúncio de uma vaga de emprego que buscava um assistente social para lidar com pedintes na frente do shopping Pátio Paulista, na região da Bela Vista, em São Paulo. O profissional teria a função de tirar moradores de rua do “foco do cliente” e, posteriormente, realizar ações sociais em parceria com a prefeitura.
O caso foi definido pelo padre como um exemplo de aporofobia institucional –que é o crime de preconceito contra os mais pobres. Padre Júlio publicou a descrição da vaga em seu Instagram, onde criticou o shopping. Em seguida, comemorou a repercussão do caso na mídia.
Em nota, a empresa de serviços terceirizados Verzani & Sandrini, responsável pela divulgação da vaga, disse que a descrição foi publicada de forma inadequada por um sistema automatizado. A empresa também informou que solicitou a retirada do anúncio das plataformas de emprego e está revisando seus processos internos.
O shopping Pátio Paulista, por sua vez, afirmou não ter conhecimento prévio da descrição da vaga. Além disso, esclareceu que possui vagas de assistência social destinadas ao acolhimento humanizado de pessoas em vulnerabilidade social, em parceria com o programa Cidade Protetora da Prefeitura de São Paulo, que protege criança e adolescentes na rede socioassistencial.