Líder do PL diz ter 165 votos a favor da anistia do 8 de Janeiro

Líder do PL diz ter 165 votos a favor da anistia do 8 de Janeiro


Sóstenes afirma que coletará assinaturas individuais para pressionar o líder da Câmara, Hugo Motta

O líder do PL, o deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), disse nesta 5ª feira (3.abr.2025) que “mudará a estratégia” para pressionar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a pautar o requerimento de urgência do projeto de lei que anistia os condenados pelo 8 de Janeiro. 

O aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passará a coletar assinaturas individualmente em vez de depender dos líderes partidários. O regimento da Câmara exige apoio de 257 deputados para incluir a urgência automaticamente em votação. Sóstenes diz ter 165. 

Eis a lista dos deputados que apoiam a urgência (42 KB – PDF).

Segundo Sóstenes, Motta pediu aos líderes que, por enquanto, não assinem o requerimento de urgência do projeto da anistia. O líder tem afirmado que outros 8 líderes já se comprometeram a apoiar o texto.

“Todos os líderes de partidos, com exceção do PL e do Novo, que já assinaram o requerimento, estão aguardando a sinalização do presidente Hugo Mota para assinarem [oficialmente]. Motta está alinhando alguns procedimentos e fazendo comunicados. Por isso, pediu momentaneamente que esses líderes não assinassem nosso requerimento, o que fez com que ele não entrasse na pauta [da reunião de líderes] hoje”, declarou deputado a jornalistas na Câmara.

O líder do PL afirmou ainda que, a partir de 2ª feira (7.abr), passará nas reuniões das bancadas dos partidos para coletar mais assinaturas dos deputados.

Por fim, Sóstenes afirmou que manterá a obstrução –estratégia em que o líder orienta sua bancada a não contar para o quórum– nas comissões e no plenário.

“Mudamos a estratégia para demonstrar, mais uma vez, nosso respeito e consideração pelo presidente Hugo Motta e pela dificuldade da posição que ocupa. Mas não abriremos mão da anistia sob nenhuma circunstância”, disse o congressista.

Segundo apurou o Poder360, Motta não deve ceder à pressão da oposição. Líderes avaliam que isso torna o avanço do texto inviável.

PSD não oficializa apoio

Sóstenes afirmou que, pela manhã, recebeu uma ligação do presidente do PSD, Gilberto Kassab, que informou que a maioria da bancada votaria a favor da anistia.

“Recebi uma ligação do presidente do PSD, Kassab, me informando que, segundo o líder [do partido, Antonio] Brito, o partido entregará 60% dos votos à anistia”, declarou.

Com 44 deputados, o partido, porém, ainda não definiu seu apoio, segundo apurou o Pode360.





Source link