Um dos maiores grupos de feminino de Kpop da atualidade, o Kiss of Life, está sendo acusado de racismo e apropriação cultural por conta de uma live polêmica transmitida na noite desta quarta (2/4). A S2, empresa que gere a carreira da banda, se pronunciou sobre o ocorrido.
A live reuniu as quatro integrantes, Natty, Belle, Haneul e Julie, que comemorava aniversário. O tema do encontro das artistas foi “hip hop old school”, e todas foram fantasiadas. Porém, se caracterizaram com roupas e maquiagens cheias de estereótipos da população negra, além de usar termos considerados ofensivos.
Veja as fotos
Nas redes sociais, a recepção foi a pior possível. O Kiss of Life é um dos assuntos mais comentados no X, por exemplo, desde o início da live, repleto de críticas e postagens negativas.
O maior portal de fãs brasileiros, o Kiss of Life Brasil, deletou a conta e abandonou o grupo. Leia o comunicado do fã-clube:
Acompanhamos o Kiss of Life desde o debut, e o dia de ontem foi perturbador para todas nós. Levamos horas para assimilar tudo. Acreditávamos nessas mulheres e em seu potencial, e nossa decepção e tristeza são imensuráveis.
Queremos deixar claro que NÃO compactuamos com as ações e repudiamos completamente o ocorrido. Entendemos o impacto e a decepção que isso trouxe para todos e compartilhamos desse sentimento.
No entanto, é importante reforçar que as atitudes foram delas, não nossas. Chegamos à conclusão de que não faz sentido continuar com a fanbase, pois nenhuma das administradoras se sente confortável para prosseguir com as atualizações.
Diante dessa situação, tomamos a decisão de encerrar as atividades da fanbase. Agradecemos a todos que estiveram conosco até aqui e pedimos compreensão neste momento difícil.
A S2 Entertainment, empresa responsável pelo grupo, também se pronunciou após a polêmica. A companhia se desculpou com os fãs e afirmou que a intenção não era ofender.
Pedimos desculpas pelo uso da linguagem e do estilo em nosso conteúdo de aniversário publicado ontem que se conforma com estereótipos de certas raças.
O conteúdo era baseado em um estilo hip hop old school, como descrito, e pretendíamos retratar essa vibração de uma forma que respeitasse a cultura, mas não tínhamos plena consciência de que isso poderia reforçar estereótipos de certas raças.
Pedimos sinceras desculpas a qualquer um que tenha se ofendido com isso. Nossos membros levam esse assunto a sério, e seremos mais conscientes e respeitosos ao tomar emprestado referências culturais no futuro. Removeremos todo o conteúdo relevante de acordo.
Mais uma vez, pedimos desculpas a todos que se sentiram prejudicados por isso.