A apresentadora se pronunciou após ter um vídeo manipulado para promover falsamente um tratamento “milagroso” para problemas de visão
Infelizmente, a inteligência artificial não é usada apenas para criar desenhos fofos, como as ilustrações que dominaram as redes nos últimos dias. Pelo contrário, a tecnologia também tem sido utilizada para golpes, e a vítima da vez foi Fátima Bernardes. Nesta quinta-feira (3/4), a apresentadora se pronunciou em suas redes sociais sobre a farsa e alertou os seguidores sobre os riscos.
Segundo Fátima, um vídeo de uma entrevista foi manipulado digitalmente para inserir sua imagem e voz, técnica conhecida como DeepFake. O objetivo era enganar o público e aplicar golpes em quem acreditasse na falsa propaganda de um suposto tratamento milagroso para problemas de visão: “Nada disso é verdade”, ela declarou.
Veja as fotos
“O vídeo mostrava um suposto método revolucionário de cura para problemas de visão. Eu nem preciso dizer que essa informação é totalmente falsa”, Fátima se declarou indignada e explicou que o vídeo já foi analisado por uma empresa de checagem. No entanto, infelizmente, muitas pessoas já foram prejudicadas por essa notícia falsa.
“A manipulação foi tão convincente que muitos acreditaram que o vídeo fosse real, compartilhando e até tentando adquirir o tratamento inexistente”, disse a apresentadora, que alertou: “Casos como esse reforçam a importância da checagem de informações para evitar cair em golpes. Então, sempre desconfie de conteúdos sensacionalistas”.
Por fim, Fátima orientou seus seguidores a sempre verificar a fonte antes de compartilhar conteúdos e a consultar sites de agências de checagem para confirmar se a informação é verdadeira: “Atenção com os conteúdos que consumimos online e, mais ainda, com o que propagamos! Fake news não é brincadeira”, ela escreveu na legenda.