Pesquisa do Sebrae e FGV mostra otimismo entre microempreendedores para compra de equipamentos e melhoria das instalações
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em colaboração com a FGV (Fundação Getulio Vargas) divulgada na 4ª feira (2.abr.2025) indica que aproximadamente 60% dos MEIs (microempreendedores individuais) no Brasil pretendem investir em seus negócios em 2025. Os donos de negócios próprios devem investir na compra de máquinas, equipamentos e na melhoria das instalações físicas.
No setor de serviços, cerca de 50% dos empreendedores têm planos de investir em máquinas e equipamentos, enquanto 46% visam a melhorar o marketing e a divulgação de seus negócios. Já no comércio, quase 40% dos MEIs almejam adquirir máquinas e equipamentos, e 38% desejam aumentar o capital de giro.
As regiões Norte e Centro-Oeste apresentam as maiores taxas de intenção de investimento, com 67,6% dos microempreendedores planejando investir, seguidas pelo Nordeste, com 67%.
No Nordeste, 39,5% dos empreendedores também pretendem aumentar o capital de giro. O marketing e a divulgação são prioritários no Sudeste, com 44,7% dos empresários planejando investir nesses serviços.
“Retomamos o crescimento e reduzimos o desemprego. A transferência de renda já impulsiona a economia do país. Um empreendedor que tem confiança na economia e no sucesso do próprio negócio vê o investimento como um caminho seguro para ampliar a produção, gerar mais emprego e renda”, afirmou Decio Lima, presidente do Sebrae.