Causa da morte foi uma pneumonia, afirmou a filha do ator ao jornal “New York Times”
O ator Val Kilmer, astro de filmes como “Top Gun” e “Batman”, morreu na 3ª feira (1º.abr.2025) em Los Angeles, na Califórnia (EUA), aos 65 anos. Segundo a filha dele, Mercedes Kilmer, a causa da morte foi pneumonia.
Mercedes disse ao jornal New York Times que Kilmer foi diagnosticado com câncer de garganta em 2014, mas que se recuperou.
Segundo o New York Times, Kilmer teve uma carreira de sucesso, mas marcada por forte temperamento fora das telas. Empilhou papéis de sucesso, como quando interpretou o astro do rock e vocalista do The Doors, Jim Morrison, no longa de mesmo nome da banda, em 1991. Também teve grande destaque em “Coração de Trovão”, de 1992, quando interpretou um agente do FBI (Federal Bureau of Investigation) que investigava um assassinato em uma reserva indígena no Estado de Dakota do Sul.
Em 1995, foi responsável por herdar de Michael Keaton o traje de um dos super-heróis mais célebres de Hollywood: o Batman, no filme “Batman Forever”, no qual enfrentou Duas-Caras e Charada. Depois de Kilmer, George Clooney interpretou o homem-morcego.
O New York Times diz, porém, que “Top Gun” foi o mais importante filme da carreira de Kilmer. Lançado em 1986, impulsionou a carreira do ator. Ele interpretou Tom Kazanski, o rival de Pete Maverick, protagonista representado por Tom Cruise. O filme abriu as portas de Hollywood para que Kilmer assumisse papéis de protagonismo em blockbusters. Ele chegou a fazer uma aparição em “Top Gun: Maverick”, sequência do filme lançada em 2022.
Kilmer ainda estrelou o filme “Heat: Cidade sob Pressão”, contracenando com as lendas do cinema Al Pacino e Robert de Niro. O longa é considerado um dos mais prestigiados filmes de ação da história do cinema.
Fora das telas, como relata o New York Times, Kilmer tinha fama de mau humorado e excêntrico, especialmente no começo da carreira. Chegou a se ausentar das produções de Hollywood por uma década e, quando questionado sobre o motivo para se afastar, disse que queria passar mais tempo com os filhos, Mercedes e Jack.
“Eu não me arrependo de nada. É uma máxima, mas é real: quando você é uma estrela, você é para sempre uma estrela. É sobre qual o nível?”, disse, em entrevista ao The Hollywood Reporter, em 2012.
O New York Times diz que ele e Robert Downey Jr., astro responsável por papéis como o “Homem de Ferro” na série “Vingadores”, tornaram-se grandes amigos. Antes, porém, Downey Jr., chegou a afirmar que “não o suportava”.
“Eu tenho certeza que não é nenhuma novidade dizer que ele é cronicamente excêntrico”, disse Downey Jr., ao New York Times.