Internautas chamaram o republicano de “Homem Tarifa” após anúncio de novas tarifas no “Dia da Libertação”
O presidente do Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano) virou meme na redes sociais durante a tarde desta 4ª feira (2.abr.2025), depois de assinar a aplicação as novas tarifas do governo norte-americano aos principais parceiros comerciais do país.
Internautas criticaram as tarifas anunciadas, chamando o republicano de “Homem Tarifa”. Alguns memes criticam a quantidade de países taxados e outros relacionam com o caso da China, que será taxada em 34%.
Em resposta ao anúncio do presidente norte-americano, a Câmara aprovou o projeto de reciprocidade.
O presidente apelidou a data de “Liberation Day” (“Dia da Libertação”, em português) porque, segundo ele, marca o momento em que os EUA se libertam do que ele chamou de comércio estrangeiro “injusto”.
Eis alguns memes:
Liberation Day
Donald Trump, anunciou uma tarifa recíproca de 10% sobre produtos brasileiros, com início no sábado (5.abr). A medida exclui Venezuela e Nicarágua e visa a equilibrar as cobranças sobre produtos norte-americanos. O decreto, assinado nesta 4ª feira (2.abr), também afeta a China e a União Europeia (UE). A China será taxada em 34% e a UE em 20%.
As tarifas serão aplicadas em duas fases:
- A primeira começa no sábado, com uma taxa fixa de 10% para todos os países visado;
- A segunda, a partir da 4ª feira (9.abr), introduz taxas adicionais para países que impõem tarifas superiores a 20% sobre bens americanos.
Trump descreveu a política como uma “declaração de independência econômica” dos Estados Unidos. Desde o início de seu segundo mandato, em 20 de janeiro, ele tem implementado diversas tarifas para fortalecer a economia americana.
Leia todos os valores que serão aplicados pelos EUA:
Lista de tarifas recíprocas anunciadas por Trump