Queda de popularidade de Lula é tempestade perfeita, diz Randolfe

Queda de popularidade de Lula é tempestade perfeita, diz Randolfe


Líder do Governo no Congresso cita crise do Pix e acidente de Lula no banheiro para justificar desaprovação

O líder do Governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), afirmou nesta 4ª feira (2.abr.2025) que há uma “tempestade perfeita” contra a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que justifica a baixa popularidade do petista nas pesquisas. O senador citou o acidente de Lula no banheiro, a alta do preço dos alimentos e a crise do Pix.

“A queda é resultado de uma tempestade perfeita contra nós. Tivemos o incidente com o presidente Lula, ele enfermo o tirou de campo. Temos a inflação de alimentos que, embora menor que a inflação de alimentos do governo anterior […] enfrentamos 10%, 12%. No governo anterior, chegou a 57%, 58%. Mas é lógico que tem impacto”, disse Randolfe a jornalistas.

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta 4ª feira (2.abr) mostra que a desaprovação ao trabalho do presidente cresceu e chegou a 56%. É o pior índice desde o início do mandato do petista. É ainda a 1ª vez que a percentagem passa de 50%.

O levantamento foi realizado de 27 a 31 de março. Foram entrevistadas 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em todo o Brasil. A margem de erro é de 2 p.p. (pontos percentuais), para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos. Eis a íntegra (PDF – 12 MB).

ENCONTRO DE LULA COM LÍDERES DO CONGRESSO

Randolfe negou que o encontro de Lula com líderes do Senado, marcado para esta 4ª feira (2.abr), seja uma tentativa do presidente de recuperar a popularidade. Segundo ele, o objetivo é conseguir apoio dos congressistas para propostas defendidas pelo governo, como a que aumenta a faixa de isenção do imposto de renda.

“Não é uma medida propriamente em relação à pesquisa. É uma medida para dialogar com o Congresso comum. Luiz Inácio Lula da Silva sempre fez”, declarou. 

Randolfe afirmou que Lula tinha o hábito de fazer encontros com congressistas em suas gestões anteriores e que tem cobrado dele que volte com as partidas de futebol que costumava organizar.

“Quantas reuniões ele fazia no [Palácio da] Alvorada, na Granja do Torto? Inclusive, está faltando o futebolzinho. Tenho cobrado dele que tem que ter um futebolzinho lá na Granja do Torto. Ele fazia isso sempre”, falou.

O líder do Governo afirmou ainda que Lula está ansioso para os encontros. Além da reunião com líderes do Senado, Lula deve se encontrar com líderes na Câmara na 5ª feira (3.abr). 

“Ele estava afoito, ansioso para que isso acontecesse. Ter esse momento”, disse.





Source link