Viagem batizada de Fram2 é financiada por Chun Wang, empresário maltês de criptomoedas nascido na China
A SpaceX, empresa de sistemas aeroespaciais de Elon Musk, lançou na 2ª feira (31.mar.2025) sua 1ª missão espacial tripulada para sobrevoar os polos da Terra. Segundo informações da Bloomberg, a operação foi financiada e comandada por Chu Wang, empresário maltês nascido na China e investidor em criptomoedas.
A decolagem foi realizada em um foguete Falcon 9, a partir do Centro Espacial Kennedy da Nasa (a agência espacial dos Estados Unidos), na Flórida, às 21h46 (horário local), levando Wang e mais 3 convidados. São eles: a cineasta norueguesa Jannicke Mikkelsen, a engenheira robótica alemã Rabea Rogge e o explorador australiano Eric Philips.
Assista ao vídeo do lançamento (40s):
Liftoff of Fram2 and the @framonauts! pic.twitter.com/XBL5juCnHQ
— SpaceX (@SpaceX) April 1, 2025
A missão privada recebeu o nome de Fram2 em homenagem a um navio de expedição da Noruega cuja operação data do final do século 19 e início do século 20.
Está previsto que a missão sobrevoe e observe os polos da Terra por um período de 3 a 5 dias. Além disso, os tripulantes vão realizar 22 pesquisas “projetadas para ajudar a promover as capacidades da humanidade para a exploração espacial de longa duração e a compreensão da saúde humana no espaço”, informou a SpaceX em uma página da internet dedicada à missão.
Depois da decolagem, o foguete da SpaceX voará em direção ao sul, cumprindo um trajeto inédito para missões tripuladas. De acordo com o vice-presidente da empresa, Jon Edwards, o mais próximo que um astronauta já chegou de observar os polos ocorreu durante as primeiras missões soviéticas, com cosmonautas como Yuri Gagarin.
Assista ao momento em que a cápsula se separa do foguete (37s):
Dragon has separated from Falcon 9’s second stage pic.twitter.com/v6tv0PWZMa
— SpaceX (@SpaceX) April 1, 2025
Segundo a CNN, poucos minutos após a decolagem, o propulsor do 1º estágio do foguete Falcon 9, que fornece a explosão inicial de energia na decolagem, separou-se do 2º estágio (ou estágio superior) do foguete e retornou para o pouso em uma barcaça marítima.
A parte superior do foguete, então, acionou seu próprio motor e começou a impulsionar a tripulação para velocidades orbitais (superiores a 28.000 km/h) colocando os 4 tripulantes na direção dos polos da Terra, onde sobrevoarão a uma altura de cerca de 440 km.
Confira a trajetória da missão Fram2 (20s):
Dragon and the crew will launch to a 90° circular orbit from Florida, and travel to ~440 km above Earth to explore the polar regions of our planet pic.twitter.com/BHGk1C5cfR
— SpaceX (@SpaceX) April 1, 2025
Wang, que nasceu na China e, em 2023, publicou em suas redes sociais que se tornou cidadão maltês, foi um dos fundadores de um grande pool de mineração de bitcoin, o F2Pool. “Minha trajetória pessoal foi baseada na curiosidade e no fascínio em ultrapassar limites”, afirmou durante uma transmissão ao vivo do X (ex-Twitter), também de Elon Musk, na 6ª feira (25.mar). “Quando criança, eu costumava olhar para o espaço em branco na parte inferior do mapa-múndi, imaginando o que havia lá”, disse.
Leia mais: