PL pressiona Motta, que pede tempo para discutir anistia

PL pressiona Motta, que pede tempo para discutir anistia


Líder do PL diz que manterá “obstrução total” na Câmara enquanto projeto não tiver urgência pautada; presidente da Casa tentar acalmar ânimos

O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), deu um ultimato ao presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) nesta 3ª feira (1º.abr.2025). Segundo Sóstenes, enquanto o PL (projeto de lei) para anistiar os condenados pelos atos extremistas de 8 de Janeiro não tiver urgência pautada (que aceleração a tramitação), a Casa Baixa ficará em “obstrução total”

Para acalmar os ânimos da oposição, o presidente da Câmara pediu tempo ao deputado do PL para conversar sobre o tema com líderes de outros partidos. Ambos se reuniram na manhã desta 3ª feira (1º.abr) para discutir o tema.

Porém, Motta disse a Sóstenes que a prioridade é a liberação de emendas às legendas. O líder do PL afirma que até o final do dia o presidente da Casa ainda poderá dar uma sinalização sobre pautar o texto em urgência no plenário. 

Algumas comissões da Casa Baixa estão paralisadas por conta da obstrução da oposição. É o caso da CCJ (Comissão de Cidadania e Justiça) e da Cics (Comissão de Indústria, Comércio e Serviços). 

O colegiado de Segurança e Combate ao Crime Organizado, comandada pelo deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP), não foi afetado pela obstrução. Sóstenes disse que conversará com presidentes das comissões do PL para também paralisar os trabalhos.

APOIO AO PL DA ANISTIA

O PL (Partido Liberal), do ex-presidente Jair Bolsonaro, é o maior interessado pelo projeto. Na semana anterior, a legenda fez uma “obstrução parcial” em retaliação à aceitação da denúncia da PGR (Procuradoria Geral da República) pelo STF (Supremo Tribunal Federal) contra Bolsonaro e outros 7, que viraram réus por tentativa de golpe de Estado.

A oposição tem pressionado Hugo Motta a pautar o texto desde o início do Ano Legislativo, em fevereiro. Sóstenes Cavalcante afirma que outros 8 líderes partidos já se comprometeram a apoiar o texto. Segundo ele, as legendas que apoiam o PL da anistia são: 

  • PL; 
  • União Brasil; 
  • Progressistas; 
  • Republicanos; 
  • PSD; 
  • Podemos; 
  • Novo; 
  • PSDB. 

Juntas, as siglas contabilizam 322 deputados. Se isso for confirmado, Sóstenes vai apresentar na 5ª feira (3.abr) o requerimento para que o texto seja votado com urgência na Câmara.  

A oposição ainda tenta o apoio do Solidariedade. Porém, o presidente da sigla, deputado Paulinho da Força (SP), não apoiará o texto. 





Source link