Imposto de compras internacionais vai aumentar em 10 estados. Entenda taxa

Imposto de compras internacionais vai aumentar em 10 estados. Entenda taxa


Dez estados vão cobrar mais impostos em compras internacionais a partir desta terça-feira (1º/04). A decisão vai afetar o bolso de quem costuma optar por essa modalidade. Mais de 187 milhões de mercadorias internacionais foram entregues no Brasil em 2024.

A decisão de aumentar o imposto estadual cobrado nas compras internacionais com valor até US$ 50 foi decidida em dezembro do ano passado. O ICMS vai sair de 17% para 20% em dez estados, e nos outros, a alíquota segue em 17%. Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe são os estados que vão aumentar a taxa.

Veja as fotos

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução


Segundo o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, é necessário proteger a competitividade da indústria brasileira e que a finalidade é de manter empregos, alinhando a tributação de produtos importados e dos fabricados no Brasil.

De acordo com a regra da Receita Federal, as compras internacionais são taxadas em 60% de imposto de importação, mas o imposto é menor, de 20% caso a obtenção de produto for de até US$ 50 em sites que fazem parte do programa Remessa Conforme. Compradores podem conferir a lista das empresas no site da Receita. Após isso, ainda é aplicado o imposto estadual.

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.





Source link