Estádio do Maricá será inspirado em projeto inédito de Oscar Niemeyer

Estádio do Maricá será inspirado em projeto inédito de Oscar Niemeyer


Arena terá capacidade para 30 mil pessoas e será utilizada para jogos, shows e eventos

O Maricá Futebol Clube terá um novo estádio nos próximos anos. A Prefeitura da cidade adquiriu, na última sexta-feira (28/3), um projeto inédito do arquiteto Oscar Niemeyer para a construção da Arena João Saldanha. O espaço terá capacidade para 30 mil pessoas e será erguido em um terreno de 50 mil metros quadrados, no distrito de Inoã.

As obras devem começar nos próximos meses, com previsão de conclusão até o fim de 2028. Além de sediar partidas de futebol, a arena também será utilizada para eventos e shows, contando com praça de alimentação e lojas. O investimento na compra do projeto foi de R$ 22 milhões, com o objetivo de impulsionar o turismo e fomentar a economia local.

Veja as fotos

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução


Durante o período de construção, o atual Estádio João Saldanha, localizado em Cordeirinho, passará por melhorias. A nova iluminação já está em fase final de testes, e há estudos para ampliação da capacidade de 1.800 para 4.000 lugares, atendendo às exigências da CBF para fases eliminatórias da Série D.

Além do projeto do estádio, a Prefeitura de Maricá adquiriu outros nove projetos assinados por Oscar Niemeyer, que devem ser incorporados ao planejamento urbano do município.

Gênio da arquitetura

Oscar Niemeyer (1907-2012) foi um dos maiores arquitetos da história, reconhecido mundialmente por suas obras inovadoras e pelo uso ousado do concreto armado. Responsável pelo projeto arquitetônico de Brasília, trabalhou em construções icônicas como o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e a Catedral Metropolitana. Seu estilo único, marcado por curvas e formas futuristas, também está presente no Museu de Arte Contemporânea de Niterói e na sede da ONU, em Nova York.

Jornalista e treinador que marcou época

João Saldanha (1917-1990) foi jornalista, técnico e um dos maiores comentaristas esportivos do Brasil, conhecido por seu vasto conhecimento tático e personalidade forte. Treinou a Seleção Brasileira em 1969, montando a base da equipe que venceria a Copa do Mundo de 1970. Além disso, destacou-se como cronista esportivo, escrevendo para grandes veículos e cobrindo Copas do Mundo com opiniões contundentes. Apaixonado pelo futebol e pela política, Saldanha ficou marcado pelo estilo crítico e pelo apelido de “João Sem Medo”.



Source link