Chefe da COP minimiza saída dos EUA do Acordo de Paris

Chefe da COP minimiza saída dos EUA do Acordo de Paris


André Corrêa diz que Estados e empresas mantêm compromissos ambientais e que medida não afeta investimentos de longo prazo

O presidente da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), embaixador André Corrêa do Lago, declarou que a decisão do governo de Donald Trump (republicano) de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris não reflete a posição de todo o país.

Durante entrevista ao programa “Roda Viva”, da TV Cultura, nesta 2ª feira (31.mar.2025), Corrêa do Lago disse que a situação é “menos dramática” do que parece.

“Quem está saindo do Acordo de Paris é o governo norte-americano, não os Estados Unidos”, disse. Ele afirmou que muitos Estados e empresas do país continuam seguindo as diretrizes ambientais do pacto.

“Uma gestão de 4 anos não seria suficiente para interromper vários investimentos feitos pensando em prazos muito maiores”, declarou. Além disso, André Corrêa do Lago defendeu não haver indícios de que outros países planejem abandonar o acordo.

Segundo o presidente da COP, a saída dos EUA do pacto climático gerou incertezas, mas a continuidade de ações ambientais por parte de Estados e empresas indica que o compromisso com a agenda ambiental permanece em diferentes setores do país.

SAÍDA DOS EUA

Assim que tomou posse, Trump, assinou um decreto retirando o país do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas.

Imediatamente, o porta-voz do secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Stephane Dujarric, divulgou uma declaração reconhecendo a relevância do país na liderança de questões ambientais e destacando a importância da continuidade dessa condução por Estados e empresas norte-americanas.

O Acordo de Paris é uma das ferramentas da UNFCCC, que foi o 1º tratado multilateral sobre o tema assinado pelos países na Eco92, no Rio de Janeiro.





Source link