Tema gerou polêmica e levantou discussão sobre direitos autorais e criação artística
Imagens geradas por Inteligência Artificial (IA) no estilo dos filmes do Studio Ghibli tomaram conta da internet nos últimos dias, impulsionadas por um novo recurso lançado no ChatGPT. A novidade atraiu 1 milhão de novos usuários em apenas uma hora na tarde desta segunda-feira (31/3), como informou o CEO da OpenAI, Sam Altman.
Além disso, por volta das 21h30, o empresário disse em seu perfil no X que a geração de imagens da plataforma agora está disponível para todos os usuários gratuitos. Antes da trend bombar, o recurso estava disponível gratuitamente, porém, com limite de uso.
Veja as fotos
A tendência levantou polêmicas sobre direitos autorais e o uso da estética de artistas pela IA. Mais de 400 atores, cineastas e músicos criticaram a OpenAI, acusando a empresa de tentar enfraquecer proteções legais para treinar seus sistemas.
O próprio Studio Ghibli não se pronunciou oficialmente sobre o uso de seu estilo visual, mas uma fala antiga de Hayao Miyazaki, fundador do estúdio, voltou a circular. Em 2016, ele declarou sentir “total repulsa” ao ver uma demonstração de vídeo feita com IA. Ele se pronunciou afirmando: “Sinto fortemente que isso é um insulto à própria vida”.
O Studio Ghibli é renomado por ter um meticuloso processo de animação, que combina técnicas tradicionais de desenho à mão com uma atenção minuciosa aos detalhes. O filme “O Conto da Princesa Kaguya”, por exemplo, levou oito anos para ser concluído. Em média, as produções do Studio Ghibli levam de dois a três anos para serem finalizadas.
A OpenAI reconheceu que o uso da estética de terceiros é uma questão sensível, mas afirmou que permitiu estilos de estúdios amplos, como o do Studio Ghibli, para dar liberdade criativa aos usuários.
Devido ao uso intenso do gerador de imagens, Sam Altman anunciou no dia 27 de março que precisaria implementar um limite temporário de três imagens por dia na versão gratuita. “É super divertido ver as pessoas amarem imagens no ChatGPT. Mas nossas GPUs estão derretendo. Vamos introduzir temporariamente alguns limites de taxa enquanto trabalhamos para torná-lo mais eficiente. Espero que não demore muito!”.
Ainda que não tenha revelado o número total de usuários da plataforma, o CEO lembrou que o serviço já impressionou ao alcançar 1 milhão de usuários em apenas cinco dias, quando foi lançado em 2022.