3,8 toneladas de drogas foram apreendidas na Cracolândia

3,8 toneladas de drogas foram apreendidas na Cracolândia


As forças de Segurança Pública de São Paulo prenderam 952 pessoas em 20 operações na região ao longo do ano

As forças de segurança pública do Estado de São Paulo apreenderam 3,8 toneladas de drogas, entre crack, maconha e cocaína, na Cracolândia, em 2024. Durante o ano, foram realizadas 20 operações policiais na região que resultaram na prisão de 952 pessoas, sendo 827 homens e 125 mulheres. 

As informações são da SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), obtidas pelo Poder360 por meio de um pedido via LAI (Lei de Acesso à Informação). 

De acordo com o Portal da Transparência do Estado, o orçamento empenhado para os gastos da SSP-SP foi de R$ 18 bilhões no ano de 2024. 

Sobre o número de usuários na região, o governo paulista afirmou que o fluxo é variável de acordo com o dia da semana e período. Na última ação de 2024, em 27 de dezembro, estavam na região 453 pessoas, sendo 389 homens e 64 mulheres.

MURO NA CRACOLÂNDIA

A Cracolândia é marcada por polêmicas envolvendo pessoas com dependência química em vulnerabilidade social. Em janeiro de 2025, o Psol entrou com um ofício no STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo a demolição do muro construído pela Prefeitura de São Paulo em volta da rua General Couto de Magalhães, na região da Cracolândia. O cerco tem 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura.

O Supremo pediu que a PGR (Procuradoria Geral da República) se manifestasse. Em resposta, a PGR recomendou que a prefeitura não aplicasse técnicas de arquitetura hostil contra a população em situação de vulnerabilidade.

A Prefeitura de São Paulo respondeu que o muro não confina as pessoas em situação de vulnerabilidade. De acordo com a gestão municipal, o muro foi construído em maio de 2024, para substituir tapumes de metal que estavam no local que ofereciam riscos às pessoas.





Source link