Israel nomeia ex-comandante da marinha como novo diretor de Segurança Interna

Israel nomeia ex-comandante da marinha como novo diretor de Segurança Interna


De acordo com o gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, após entrevistas aprofundadas com alguns candidatos, Eli Sharvit foi escolhido para ser o novo líder do Shin Bet 

Divulgação /Gadi Yampel/IDF Spokesperson’s Unit
Eli Sharvit
Ex-comandante da Marinha e almirante da reserva, Eli Sharvit

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, nomeou um ex-comandante da Marinha como novo diretor do Shin Bet, o Serviço de Segurança Interna, anunciou o gabinete do chefe de Governo nesta segunda-feira. “Após entrevistas aprofundadas com sete candidatos qualificados (…) Netanyahu decidiu nomear o ex-comandante da Marinha e almirante da reserva Eli Sharvit como o próximo diretor do Shin Bet”, afirma um comunicado do gabinete do primeiro-ministro.

O Supremo Tribunal suspendeu este mês a destituição do diretor anterior do Shin Bet, Ronan Bar, enquanto examina os recursos apresentados contra a decisão do governo de retirá-lo do cargo. Netanyahu destituiu Bar no dia 21 de março por “falta de confiança”, mas ações legais da oposição e de uma ONG levaram o Supremo Tribunal a suspender a medida até 8 de abril.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Mas o primeiro-ministro insiste que corresponde ao governo decidir quem dirige a agência de segurança interna. A relação de Bar com Netanyahu foi afetada depois que o diretor de Segurança Interna culpou o governo pelo fiasco de segurança nos ataques do Hamas de 7 de outubro de 2023 contra Israel. A relação se deteriorou ainda mais com uma investigação do Shin Bet sobre supostos pagamentos a Netanyahu procedentes do Catar.

*Com informações da AFP
Publicado por Victor Oliveira





Source link