O Spectrum, 1º foguete a ser lançado de uma base europeia, foi lançado da Noruega; empresa considerou o teste “um sucesso”
Um foguete orbital da start-up alemã Isar Aerospace caiu e explodiu segundos depois de decolar de uma base espacial na Noruega, no domingo (30.mar.2025). Ainda assim, a empresa considerou o lançamento “um sucesso” e afirmou que o objetivo era “reunir o maior número de dados possível”.
O foguete Spectrum caiu cerca de 30 segundos depois do lançamento, de maneira controlada no mar, de acordo com comunicado publicado no site da empresa. O CEO da Isar Aerospace, Daniel Metzler, declarou que o teste atingiu as expectativas.
“Tivemos uma decolagem limpa, 30 segundos de voo e ainda conseguimos comprovar o nosso Sistema de Término de Voo. Nós demonstramos que não podemos apenas planejar e construir, mas também lançar foguetes”, disse Metzler.
“Com este voo de teste, conseguimos reunir com sucesso dados valiosos e experiência para futuras missões”, escreveu a empresa no X (ex-Twitter).
O lançamento do Spectrum foi o 1º do tipo realizado em solo europeu. A Isar Aerospace foi fundada em 2018 e pode ser uma resposta da Europa aos programas espaciais da SpaceX, de Elon Musk e Blue Origin, de Jeff Bezos, ambos dos Estados Unidos.
Metzler, inclusive, citou o fato de que a possibilidade de um lançamento de foguete ser realizado em uma base espacial europeia por uma empresa do continente pode contribuir para o acesso ao espaço, algo que ele classificou como “grande ponto cego da arquitetura de segurança da Europa”.
Assista ao momento da queda:
With this test flight, we were able to successfully gather valuable data and experience for future missions. Thanks to strict safety procedures from both Isar Aerospace and Andøya Spaceport, all personnel remained safe at all times. pic.twitter.com/pK1Mxuhuzm
— Isar Aerospace (@isaraerospace) March 30, 2025
O diretor-geral da ESA (Agência Espacial Europeia), Josef Aschbacher, valorizou lançamento conduzido pela empresa alemã e disse aguardar pelo 2º teste.
“Um teste de voo é exatamente isso: um teste para reunir dados, aprender e evoluir. Tudo o que a Isar Aerospace conquistou hoje é incrível e eles têm bastante informação para analisar. Eu aplaudo o time por chegar tão longe e estou confiante de que veremos um 2º teste do Spectrum pronto para ser lançado em breve”, afirmou.
Os foguetes orbitais são construídos para levar carregamentos à órbita da Terra, como satélites. O Spectrum possui 28 metros de comprimento e 2 metros de diâmetro. É capaz de transportar uma carga de 700 a 1.000 kg ao espaço.