Agência da ONU para assuntos humanitários afirmou que as forças israelenses assassinaram os trabalhadores e paramédicos “um por um”
A agência Ocha (Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários) disse nesta 2ª feira (31.mar.2025) que um ataque das FDI (Forças de Defesa de Israel) matou 15 paramédicos e outros agentes humanitários na Faixa de Gaza. Segundo o chefe da Ocha na Palestina, Jonathan Whittall, os integrantes da equipe de resgate foram atingidos “um por um”.
A agência da ONU disse que os médicos foram em uma operação em 23 de março para resgatar colegas baleados no início do dia, quando as ambulâncias da organização foram atingidas. A data foi um dia depois de Israel retomar a ofensiva na fronteira com o Egito.
“Todas as 5 ambulâncias e um caminhão de bombeiros foram atingidos, junto com um veículo da ONU que chegou mais tarde. O contato foi perdido com todos […] estamos desenterrando-os em seus uniformes, com suas luvas. Eles estavam aqui para salvar vidas. Em vez disso, acabaram em uma vala comum”, disse Whittall em uma publicação no X (ex-Twitter).
A maioria dos paramédicos mortos eram do Prcs (Sociedade Crescente Vermelho Palestino), uma ONG que atua em ajuda humanitária na Palestina. Segundo os agentes, um funcionário da ONU (Organização das Nações Unidas) também foi morto pelas forças de Israel.
O coordenador-geral da Ocha, Tom Fletcher, disse no X que os agentes “foram encontrados soterrados por seus veículos destruídos”. “Eles foram mortos por forças israelenses enquanto tentavam salvar vidas. Exigimos respostas e justiça”, disse.
O governo israelense não comentou sobre as acusações da agência, mas relatou em 23 de março que as forças de defesa mataram integrantes da Jihar Islâmica e do Hamas.
Em declaração recentes, Israel justifica acusações de ataques a agentes humanitários com ofensiva a integrantes de organizações extremistas. Entretanto, a Ocha argumenta que os médicos estavam em ambulâncias com símbolos das ONGs, e que os soldados amarraram os sobreviventes antes de executá-los.