Estados da região dos Grandes Lagos foram atingidos por chuva severa e granizo, causando apagão e fechamento de estradas
Cerca de 300 mil moradores de Michigan e Wisconsin, nos Estados Unidos, e Ontário, no Canadá, ficaram sem energia elétrica depois de uma tempestade atingir a Região dos Grandes Lagos na noite de sábado (29.mar.2025) e na manhã deste domingo (30.mar).
Além de afetar linhas de transmissão de energia, a tempestade causou o fechamento de rodovias. O Serviço Climático de Gaylor, cidade ao norte do estado de Michigan, publicou uma imagem de árvores que foram entortadas às margens de uma estrada por conta da tempestade.
“Nós desencorajamos fortemente viagens por conta de estradas intransponíveis e bloqueadas por árvores e fios de energia caídos. Fiquem a salvo”, escreveu o departamento, em publicação no X (antigo Twitter).
Estradas e rodovias cobertas por camadas de gelo também fizeram com que autoridades em todo o estado de Michigan alertassem para o risco de deslocamentos.
Harold Dippman, meteorologista do Serviço Climático de Gaylord disse ao New York Times que a tempestade está produzindo mais gelo do que o esperado. Segundo o especialista, o normal seria um acumulado de 0,25 cm a 0,62 cm de gelo, mas há relatos de acúmulos de 1,3 cm a 1,8 cm em algumas regiões de Michigan.
Ademais, ainda conforme Dippman disse ao NY Times, a tempestade está durando mais que o normal. Geralmente, tormentas do tipo duram cerca de 6 a 12 horas, mas esta começou na tarde de sábado (29.mar) e deve permanecer até a noite de domingo (30.mar).
A Hydro One, companhia de fornecimento de energia de Ontario, afirmou que cerca de 179 mil consumidores estavam sem energia no domingo (30.mar). O apagão, conforme a empresa, foi causado pelo acúmulo de gelo nas copas das árvores, que as fizeram cair, atingindo linhas de transmissão. Ainda de acordo com a companhia, o fornecimento já foi restabelecido para mais de 116 mil pessoas.