Manifestação faz referência aos debates sobre o projeto de lei que propõe anistiar os condenados pelo 8 de Janeiro
Durante a estreia da turnê “Tempo Rei” de Gilberto Gil no Rio de Janeiro, na noite de sábado (29.mar.2025), o público entoou um coro de “sem anistia!”. Os gritos foram antes da música “Cálice”, enquanto era exibido um depoimento em vídeo de Chico Buarque, parceiro de Gil na composição feita e censurada durante o regime militar de 1964.
Assista:
SEM ANISTIA! 🗣️🗣️🗣️
Durante a mensagem de Chico Buarque, na turnê de Gilberto Gil, o público do Rio de Janeiro se manifestou pela prisão do ex-presidente Bolsonaro, réu por liderar a tentativa de golpe.
📹 Herbert Rege pic.twitter.com/7LsGjNioqf
— TROPICÁLIA VIVA (@tropicaliaviva) March 30, 2025
A manifestação faz referência aos recentes debates sobre o PL (projeto de lei) 2.858 de 2022, que propõe anistiar os condenados pelos atos extremistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023, além do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu por tentativa de golpe de Estado.
O show de Gil foi 1 dia antes do ato convocado por grupos de esquerda contra a aprovação do projeto de anistia, marcado para este domingo (30.mar). O protesto foi organizado como resposta à manifestação liderada pelo ex-presidente Bolsonaro em Copacabana, no Rio de Janeiro, realizada em 16 de março.
Gil foi Ministro da Cultura do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de 2003 a 2008.