Ambientalistas criticam a influência do empresário e sua recente nomeação para o Departamento de Eficiência Governamental do governo americano

Centenas de manifestantes se reuniram neste sábado (29) em frente a concessionárias da Tesla nos Estados Unidos para protestar contra Elon Musk. Os atos, organizados pelo grupo ambientalista Planet Over Profit, criticam a influência do empresário e sua recente nomeação para o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), criado pelo presidente Donald Trump para cortar despesas do Estado e combater fraudes.
Em Manhattan, entre 500 e 1.000 pessoas participaram do protesto, pedindo a saída de Musk do órgão. “Parar Musk vai ajudar a salvar vidas e proteger nossa democracia”, afirmou o grupo organizador.
A manifestação atraiu participantes como a psicóloga Amy Neifeld, de 70 anos, que disse não ir às ruas desde a Guerra do Vietnã. “Musk está levando os Estados Unidos ao fascismo”, afirmou. Já Hudson Fisher, editor do blog Trust Cafe, destacou sua preocupação com o poder do empresário. “Ele tem mais dinheiro e influência que governos. Sem controle, isso é perigoso”, disse.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Além de Nova York, protestos também ocorreram em Washington, onde cerca de 150 pessoas participaram em um clima festivo. A Tesla não se pronunciou sobre as manifestações. Nas últimas semanas, atos de vandalismo contra a Tesla têm se intensificado. Na quinta-feira (27), um homem foi preso em Las Vegas sob suspeita de incendiar e atirar contra cinco veículos da marca. Ele pode pegar até 20 anos de prisão. O governo Trump classificou os ataques como “terrorismo doméstico”.
*Com informações da AFP
Publicado por Felipe Dantas