Itamaraty critica bombardeio israelense no Líbano

Itamaraty critica bombardeio israelense no Líbano


Governo brasileiro afirma que ataques violam o acordo de cessar-fogo entre Tel Aviv e Hezbollah

O Itamaraty publicou uma nota neste sábado (29.mar.2025) condenando a troca de ataques entre Israel e o Líbano. No comunicado, o governo brasileiro afirma que os bombardeios violam o cessar-fogo acordado entre Tel Aviv e o grupo extremista Hezbollah. Eis a íntegra (PDF – 141 kB).

“Ao expressar forte preocupação com essa recente escalada de violência e com as violações sistemáticas do cessar-fogo, o Brasil conclama as partes envolvidas a exercer máxima contenção e a cumprir, integralmente, os termos do referido acordo e as obrigações previstas na Resolução do Conselho de Segurança, incluindo a plena retirada das tropas israelenses do Sul do Líbano”, diz um trecho da nota. 

O Exército israelense bombardeou Beirute, capital do Líbano, na 6ª feira (28.mar). Foi o 1º ataque massivo desde o início do cessar-fogo, em 26 de novembro de 2024. 

O ataque se deu depois de Israel alegar que o Hezbollah lançou foguetes contra o país. O grupo extremista negou. Antes dos ataques a Beirute, o exército israelense emitiu avisos para que a população deixasse o local.





Source link