Medida faz parte da transição tecnológica para o sinal 5G; emissoras têm até dezembro para encerrar sinal antigo
A Rede Globo anunciou que vai desativar o sinal digital para antenas parabólicas antigas em todo o Brasil neste domingo (30.mar.2025). A medida faz parte da transição tecnológica para o sinal 5G, que envolve várias emissoras brasileiras.
O prazo final para todas emissoras encerram o serviço antigo é dezembro de 2025.
Para assegurar a qualidade do serviço 5G, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), em parceria com operadoras de telefonia, emissoras e a indústria, conduz a transição das tecnologias desde 2021.
Segundo especialistas, a interferência entre a faixa de frequência utilizada pelas parabólicas antigas, conhecida como Banda C, e a destinada ao 5G, levou à decisão de desativação do serviço antigo.
Para que os usuários não percam acesso às transmissões televisivas, é preciso migrar para a nova parabólica que opera na Banda Ku, compatível com os satélites da Sky e da Embratel, ou buscar alternativas como antenas internas ou plataformas de streaming.
SOLICITAÇÕES GRATUITAS
Os beneficiários do CadÚnico podem solicitar a troca das antenas de forma gratuita. As solicitações podem ser feitas até o dia 30 de junho de 2025, através do site www.sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404.