Trump assina decreto que limita autonomia de museus dos EUA

Trump assina decreto que limita autonomia de museus dos EUA


Medida busca remover conteúdos considerados ideológicos para restaurar uma visão mais tradicional da história norte-americana

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), assinou na 5ª feira (27.mar.2025) um decreto que impõe restrições a autonomia do Instituto Smithsonian. A instituição é responsável por 21 museus, bibliotecas e centros de pesquisa, além de um acervo de 142 milhões de itens em todo o país.

O decreto, intitulado “Restaurando a Verdade e a Sanidade na História Americana”, busca remover conteúdos considerados ideológicos para restaurar uma visão mais tradicional da história norte-americana. Eis a íntegra do decreto (PDF – 199 kB, em inglês).

A medida também impõe restrições ao financiamento da instituição e determina a nomeação de gestores alinhados à nova política.

Segundo o decreto, “houve um esforço concentrado e generalizado para reescrever a história dos EUA de maneira distorcida e divisiva”, enfatizando aspectos negativos do país. Com isso, a ordem estabelece diretrizes para que museus e parques nacionais promovam uma “narrativa que valorize os princípios fundadores da nação”, destacando avanços em liberdade e prosperidade.

Entre as ações descritas estão:

  • revisão de exposições do Museu de Arte Americana e do Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana;
  • proibição de reconhecimento da identidade de gênero no futuro Museu de História das Mulheres Americanas;
  • restauração de monumentos históricos removidos desde 2020 e melhorias no Independence Hall até 2026;
  • assegurar que monumentos e marcos históricos foquem na “grandeza das conquistas dos norte-americanos”, sem interpretações que possam “diminuir inapropriadamente” a imagem do país.

Atualmente, a instituição recebe cerca de 2/3 de seu orçamento de US$ 1 bilhão do governo federal. Em janeiro, Trump já havia assinado outro decreto proibindo programas de diversidade, equidade e inclusão em organizações financiadas pelo governo, levando o fechamento do escritório de diversidade do Smithsonian.





Source link