Nos vemos no Conselho de ética, diz van Hattem a Lindbergh

Nos vemos no Conselho de ética, diz van Hattem a Lindbergh


Líder do PT na Câmara acionou PGR contra congressista gaúcho por chamar o STF de “máfia”; recuperou vídeo em que petista critica a Corte

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) disse que irá acionar o Conselho de ética contra o líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ). O petista acionou o MPF (Ministério Público Federal) contra o congressista gaúcho por chamar o STF (Supremo Tribunal Federal) de “máfia”.

Em publicação nas redes sociais, o Novo disse que vai acionar o Conselho de Ética da Casa Baixa contra Lindbergh por “violar a Constituição Federal e a imunidade parlamentar ao tentar intimidar e censurar” van Hattem. 

À procuradoria, Lindbergh defendeu que imunidade parlamentar não se estende ao deputado do Novo pela declaração se caracterizar, segundo ele, como “discurso de ódio”. Eis a íntegra do documento (PDF – 127 kB). 

Já que você quer falar de impunidade… quem está atacando a democracia e o próprio Parlamento a que pertence é você com sua atitude covarde contra um colega respaldado pelo art. 53 da Constituição”, declarou.

A manifestação da legenda foi compartilhada por Marcel van Hattem, que também publicou um vídeo de 2018 em que Lindbergh critica a atuação do Supremo por negar o habeas corpus apresentado pela defesa do então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“É um escândalo mesmo (…) Uma parte dos ministros do Supremo acovardados, de joelhos, com a pressão feita pela Rede Globo (…) O que eu lamento é que muita gente nossa teve ilusão com o Judiciário, com o Supremo Tribunal Federal”, disse o então senador.





Source link