Pesquisa Datafolha de dezembro mostra que 62% da população rejeitam a ideia de anistiaFernando Frazão/Agência Brasil
As frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo convocaram manifestações em diversas cidades no próximo domingo (30) contra a anistia aos presos do 8 de janeiro e pela prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ao todo, mais de dez cidades devem promover atos com o mesmo objetivo. O grupo Prerrogativas, de advogados, fará um ato na PUC-SP, na próxima segunda-feira (31), durante o lançamento de um livro. A data também lembra os 61 anos do golpe militar de 1964, que mergulhou o país no autoritarismo por 21 anos.
Na última quarta-feira (26), o Supremo Tribunal Federal (STF) tornou Bolsonaro e sete aliados réus por tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito. A denúncia da Procuradoria-Geral da República foi aceita por unanimidade. Com isso, será aberta uma ação penal.
As penas somadas dos crimes atribuídos ao ex-presidente podem chegar a 43 anos de prisão, incluindo organização criminosa, tentativa de golpe e dano ao patrimônio público. Também responderão ao processo outros sete aliados do ex-presidente, como os ex-ministros e generais Braga Netto e Augusto Heleno.
Veja a programação:
Sábado (29)
- Feira de Santana (BA) Praça do Nordestino, 9h
- Campo Grande (MS) Praça do Rádio, 9h
Domingo (30)
- Fortaleza (CE) Estátua de Iracema, 16h
- São Luís (MA) Praça Benedito Leite, 9h
- Belo Horizonte (MG) Praça Independência, 9h
- Belém (PA) Praça da República, 8h30
- João Pessoa (PB) Feira de Oitizeiro, 8h
- Recife (PE) Parque Treze de Maio, 9h
- Curitiba (PR) Praça João Cândido, 9h30
- São Paulo (SP) Praça Oswaldo Cruz (13h) e Masp (15h Geração 68)
- Niterói (RJ) Reitoria da UFF, 18h
- Rio de Janeiro (RJ) Aterro do Flamengo, República e Feira da Glória, 10h30
Volta Redonda (RJ) Feira da Vila Santa Cecília, 9h
Segunda-feira (31)
- Fortaleza (CE) Sede do PT Ceará, 18h30
Terça-feira (1)
- João Pessoa (PB) Caminhada do Silêncio (OAB)
- Rio de Janeiro (RJ) Dops/AIB, 15h
Parlamentares como Guilherme Boulos (Psol-SP), Lindbergh Farias (PT-RJ) e Erika Hilton (Psol-SP) confirmaram presença nos atos deste fim de semana em São Paulo e no Rio. A próxima semana deve ser de intensa movimentação no Congresso, onde bolsonaristas preparam uma ofensiva para convencer o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a retomar a tramitação do projeto de lei de anistia política para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.
Enquanto isso, bolsonaristas organizam um ato pró-anistia para 6 de abril em São Paulo. A manifestação anterior, em Copacabana (16), teve cerca de 18 mil pessoas, bem abaixo do esperado, segundo cálculo feito pela Universidade de São Paulo (USP).