Brasil fecha acordo com Vietnã e abre mercado para carne

Brasil fecha acordo com Vietnã e abre mercado para carne


Os dois países ainda anunciaram um plano de ação para implementar uma parceria estratégica entre 2025 e 2030, que abrange áreas como defesa, economia, comércio, segurança alimentar e inovação

Ricardo Stuckert/PRPresidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do Primeiro-Ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh
O presidente Lula posa com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, durante seminário empresarial Brasil-Vietnã

Durante uma visita oficial ao Vietnã, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou um acordo histórico que permitirá a exportação de carne bovina brasileira para o país asiático. Este é o primeiro acordo desse tipo entre os dois países e foi celebrado por Lula em suas redes sociais. O mandatário destacou a importância do apoio dos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), na concretização do acordo.

Além do acordo de carne bovina, Lula e o presidente vietnamita anunciaram um plano de ação para implementar uma parceria estratégica entre 2025 e 2030. Este plano visa fortalecer o comércio bilateral e abrange áreas como defesa, economia, comércio, investimentos, agricultura, segurança alimentar, ciência, tecnologia e inovação. O presidente brasileiro também expressou interesse em aproximar o Vietnã da zona comercial e ampliar a exportação de produtos de maior valor agregado, como aeronaves.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Outro ponto de destaque da visita foi o convite do Brasil para que o Vietnã participe do encontro do Brics em julho, no Rio de Janeiro, e da COP 30, em novembro, em Belém, no Pará. Lula enfatizou a necessidade de ambição no desenvolvimento global. Durante a visita, também ocorreu um fórum econômico com a participação de mais de cem empresários dos dois países. A viagem de Lula à Ásia, que incluiu uma passagem pelo Japão, foi vista no Palácio do Planalto como um passo positivo para a abertura de novos mercados para produtos brasileiros. O petista retorna ao Brasil neste domingo (30).

Com informações de Marília Ribeiro

*Reportagem produzida com auxílio de IA

 





Source link