Bolsonaro pede anistia por saber das “bobagens” que fez, diz Lula

Bolsonaro pede anistia por saber das “bobagens” que fez, diz Lula


Petista negou ter conversado sobre o projeto de anistia com os presidentes da Câmara e do Senado durante viagem à Ásia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (29.mar.2026) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pede anistia porque sabe que “fez todas as bobagens” das quais é acusado. O petista deu a declaração a jornalistas durante o encerramento do Fórum Brasil-Vietnã.

Na ocasião, Lula criticou a atitude de quem pede anistia sem se defender adequadamente. Disse que essas pessoas parecem não estar tentando provar inocência. Sem citar o nome de Bolsonaro, afirmou ainda que o ex-mandatário deveria estar se defendendo.

[Ele deveria] estar brigando, dizendo que é inocente, colocar prova que é inocente. Até agora [ele] não disse nada a não ser [para] se vitimar, como é o hábito dele. Ofender os outros, xingar os outros, chorar e dizer que os outros são culpados. Só ele sabe o que ele fez. Então, ele que tem que colocar a cabeça no travesseiro e saber o que está acontecendo”, declarou.

O assunto foi abordado depois que Lula foi perguntado sobre se teve a oportunidade de discutir o projeto de anistia com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicano-PB), e se conseguiu algum compromisso para não pautar o projeto ao retornar ao Brasil.

Motta e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), acompanharam o petista em sua viagem para Japão e Vietnã.

“Você acha que eu iria convidar o presidente da Câmara e o presidente do Senado para discutir, a 11.000 metros de altura, problemas que posso discutir em terra, na minha casa, na casa deles, no Senado ou na Presidência da República? Não. Fiz questão de não discutir com eles nenhum assunto do Brasil”, respondeu.

Lula afirmou que, ao retornar, as discussões sobre temas importantes seriam realizados nos próximos dias. Segundo o presidente, o projeto de anistia não é um deles.

“Não conversei com Hugo nem conversei com o Alcolumbre, mas acho que a anistia não é o tema principal nesse instante. Tem muita coisa importante no Congresso Nacional de interesse do povo brasileiro para melhorar a vida do povo brasileiro que temos que discutir”, afirmou.

Assista às declarações de Lula à imprensa (59min50s):





Source link