A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a interdição da venda do creme dental Colgate Total Clean Mint, após a fabricante apresentar um recurso na última quinta-feira (27/3).
Enquanto o processo segue em trâmites administrativos dentro da agência, ela publicou um alerta sanitário para o produto, indicando o que fazer caso o consumidor apresente reações adversas:
Veja as fotos
“A recomendação do alerta é para que os consumidores observem sinais de irritação e interrompam o uso do produto nessa situação. Caso o desconforto seja persistente é importante procurar um profissional de saúde”, diz o alerta.
“O alerta sanitário é uma manifestação técnica que aborda sinais de riscos associados a algum produto sujeito à vigilância sanitária e serve como orientação aos consumidores e profissionais de saúde”, continua.
A interdição aconteceu após consumidores relatarem que o creme dental causou reações alérgicas, como vermelhidão, inchaço, ardência e aftas na boca, gengivas e língua. A empresa publicou uma nota afirmando que está trabalhando com a Anvisa:
“É importante reafirmar que o produto não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a ele. Entendemos e reconhecemos que esses casos podem ser um desconforto e nos colocamos à disposição para tratar cada um deles”, disse.