Projeto de senadora americana pode beneficiar investidores de bitcoin e outras criptomoedas; entenda

Projeto de senadora americana pode beneficiar investidores de bitcoin e outras criptomoedas; entenda


Os Estados Unidos estão se posicionando no mercado de bitcoin — um movimento que pode influenciar o bolso dos investidores brasileiros

Imagem: Canva ProBitcoin no meio de bandeira dos EUA
EUA tomaram uma decisão que pode transformar o cenário das criptomoedas

Os Estados Unidos, ícone da economia global e do “sonho americano”, podem em breve ser reconhecidos como a nação do bitcoin. Parece algo improvável? Na verdade, já está em curso. O país acaba de tomar uma decisão que pode transformar o cenário das criptomoedas e abrir novas portas para investidores brasileiros.

Graças a um projeto de lei da senadora Cynthia Lummis, os Estados Unidos podem virar o maior “player” no mercado global de bitcoin em um futuro próximo. O projeto de lei, batizado de Bitcoin Act 2025, estabelece um programa de compra de bitcoin. O plano é que o Tesouro Americano adquira 200 mil unidades de BTC por ano durante 5 anos.

Isso significa que, ao fim do período, o país deve possuir um milhão de bitcoins — o equivalente a 4,8% de toda a reserva de BTC existente no mundo. As possíveis vantagens que isso traz à economia americana são inegáveis — a medida pretende utilizar a criptomoeda como reserva de valor, como forma de proteger o dólar contra a desvalorização e a inflação.

A criação de uma reserva de bitcoin também garante o protagonismo dos Estados Unidos no movimento de adoção de ativos digitais, um passo que tem tudo para ser estratégico, conforme as criptomoedas se tornam mais relevantes no mercado. Mas o “pulo do gato” aqui é que esse movimento não afeta apenas os Estados Unidos – na verdade, a criação de uma reserva estratégica de bitcoin abre uma oportunidade para investidores brasileiros.

Como uma decisão dos EUA sobre bitcoin pode abrir caminho para novos milionários no Brasil?

Para entender a relação entre a criação de uma reserva estratégica de bitcoin e o possível surgimento de novos milionários no Brasil, basta lembrar que o mercado de criptoativos vem se consolidando cada vez mais nos últimos anos, e isso se reflete nos preços dos ativos. As cotações dos ativos reagem principalmente a sinais positivos no mercado, que aumentam a confiança nas criptomoedas, especialmente entre investidores menos familiarizados com ativos alternativos, e reforçam a expectativa de futuras valorizações.

Os saltos no preço do bitcoin durante 2024 são um bom exemplo disso. O ano passado foi repleto de “boas notícias” para os criptoinvestidores, e cada uma delas contribuiu para as altas dos preços do bitcoin ao longo do ano:

  • Em janeiro, o primeiro ETF de bitcoin à vista foi lançado na bolsa americana;
  • Em dezembro, Donald Trump foi eleito presidente dos EUA, após uma campanha pró-cripto;
  • Ao longo do ano, as quedas nas taxas de juros dos EUA impulsionaram o desempenho dos ativos de risco.

O resultado disso? No acumulado do ano, o BTC valorizou impressionantes 112%.

Imagem: CoinGecko. Gráfico de valorização do bitcoin entre 01/01/2024 e 31/12/2024. Retornos passados não são garantia de retorno futuro. Investimentos envolvem riscos e podem causar perdas ao investidor.

Vale lembrar que as valorizações do bitcoin costumam ser mais “tímidas” do que aquelas vivenciadas por criptomoedas menores, alternativas ao bitcoin (altcoins), com mais espaço para crescer. Na prática, foi possível capturar lucros ainda maiores ao longo de 2024. Embora retornos passados não garantam lucros futuros, as projeções de novas valorizações estão baseadas em fatores muito mais sólidos do que apenas aquilo que já passou.

A concretização do Bitcoin Act 2025 é um dos fatores que pode impulsionar o bitcoin, afetando o mercado de criptoativos como um todo e condicionando altas impressionantes de altcoins.

ALÉM DO BITCOIN: QUERO DESCOBRIR AS MELHORES ALTCOINS PARA INVESTIR AGORA

E o preço do bitcoin?

Talvez você esteja se perguntando “de onde vem esse otimismo todo? O mercado cripto está patinando desde o começo do ano”. As cotações são um fato – não tem como negar que o criptomercado anda “desanimado” nos últimos meses. Mas, longe de ser motivo de preocupação, isso é uma oportunidade para quem sabe aproveitar. “Você vai sentir saudades dessa faixa de preço”, afirma Valter Rebelo, head do departamento de ativos alternativos da Empiricus Research.

O especialista está otimista diante dos últimos acontecimentos, e projeta possíveis altas ainda neste ano. No longo prazo, o cenário é ainda melhor — Valter acredita que quem se posicionar agora pode se tornar milionário começando com apenas R$ 1 mil. Foi pensando nisso que Valter Rebelo criou o Clube dos Criptomilionários – um grupo restrito a investidores que desejam lucros acima da média no mercado de criptomoedas. 

Os membros recebem recomendações em tempo real indicando quais ativos comprar e quais os momentos certos de realizar novos aportes, e têm acesso a plantões de dúvida e relatórios especiais para nortear sua jornada rumo ao status de criptomilionário. Além disso, inscritos no Clube recebem acesso antecipado à lista de altcoins mais promissoras do momento, atualizada periodicamente pela equipe de análise da Empiricus Research, de acordo com os movimentos do mercado.

A lista é composta por projetos embrionários – criptomoedas fora do radar, capazes de entregar valorizações exponenciais a partir de investimentos ínfimos. Como estamos falando de um aportes iniciais pequenos, se o investimento der errado, você perde pouco. Mas se der certo, você fica rico.

Para ter a chance de revolucionar sua financeira, faça seu pré-cadastro gratuito no Clube dos Criptomilionários. Você receberá mais informações no seu e-mail.

QUERO FAZER MEU PRÉ-CADASTRO NO CLUBE DE CRIPTOMILIONÁRIOS 





Source link