A cantora e compositora alemã Alice Merton iniciou uma ação judicial contra o rapper Kanye West, alegando violação de direitos autorais. O rapper teria usado sem autorização da artista uma amostra de sua música “Blindside”, na faixa chamada “Gun To My Head”, que conta com a colaboração de Ty Dolla $ign e Kid Cudi.
Kanye West volta para o Japão, em meio a tantas polêmicas
Segundo o processo movido por Merton, a música de Kanye West incorpora de forma proeminente a voz da cantora interpretando a linha de abertura de “Blindside”: “I sat down with a gun to my head” (Eu me sentei com uma arma na minha cabeça). Além disso, a ação alega que a melodia dessa frase é repetida ao longo da maior parte da música de West, indicando uma utilização substancial da obra original de Merton sem a devida permissão.
Alice Merton expressou publicamente seu profundo descontentamento com a situação, declarando-se “chocada e humilhada” ao descobrir que Ye sampleou sua música, sem se comunicar com ela. Essa descoberta ocorreu em dezembro de 2023, quando West apresentou a faixa.
A cantora alega ainda que Kanye West deveria tê-la contatado para obter a licença de uso da amostra. Diante disso, tanto Merton quanto sua gravadora tomaram a decisão de negar o pedido de liberação.
Os melhores momentos do BBB 25 você encontra no Kwai.
Em uma declaração contundente, ela explicou que seus “valores são contrários aos valores de West”. E enfatizou que não deseja ter seu nome ou trabalho associado ao polêmico rapper, citando seus “comentários antissemitas e racistas que foram feitos publicamente e continuam sendo feitos publicamente”.
A ligação de Alice Merton com o tema do antissemitismo é pessoal e profunda. Ela é residente na Alemanha e descendente de sobreviventes do Holocausto, o que torna os comentários do cantor particularmente ofensivos e inaceitáveis para ela.